Topo

Mentor de Guardiola empurra Sevilla ao sucesso. E é adorado por lá

O hoje auxiliar Lillo (e) em conversa com Sampaoli  - Reprodução/Twitter
O hoje auxiliar Lillo (e) em conversa com Sampaoli Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

03/02/2017 04h00

A ligação com Pep Guardiola é conhecida. Juan Manuel Lillo é considerado o mentor do badalado treinador do Manchester City. A essência do jogo do Barcelona que consagrou Guardiola é a mesma defendida e praticada por Lillo. Hoje, no entanto, ele ajuda outro treinador a fazer sucesso na Espanha: Jorge Sampaoli. E recebe os créditos por essa contribuição ao comandante do Sevilla.

“Ele é muito mais importante para o Sevilla do que todos pensam. É peça-chave para esse bom momento do time”. Assim Pablo Blanco, coordenador das categorias de base do clube, resume a influência de Lillo no trabalho de Sampaoli.

O auxiliar tem larga experiência como treinador: dirigiu 13 times ao longo da carreira. Só dois foram longe da Espanha. O primeiro foi o Dorados de Sinaloa, do México, quando treinou Guardiola e a amizade se aprofundou. E o segundo foi na Colômbia, onde comandou o Millonarios, em 2014.

Era lá que ele estava quando Sampaoli, então técnico do Chile, o convidou para sua comissão técnica no fim de 2015. A parceria é recente, mas já intensa. Ao deixar a seleção sul-americana, Sampaoli estudou seu próximo passo na carreira contando com o apoio de Lillo. E assim que assumiu o Sevilla, levou o novo fiel escudeiro junto.

Passados cerca de sete meses no Sevilla, a dupla colocou o time na disputa pelo título espanhol: é o terceiro colocado com os mesmos 42 pontos do Barcelona, em segundo lugar. E o Real Madrid lidera com 46 pontos (e uma partida a menos) após 20 rodadas.

Ao terminarem o primeiro turno com essa pontuação, inclusive, Sampaoli e Lillo fizeram história, já que nunca o clube havia chegado à metade do Espanhol tão bem. A empolgação na cidade é grande.

E isso se reflete também internamente no Sevilla. Apesar do pouco tempo na equipe, Lillo já é considerado da casa por funcionários. “Ele é um tipo carinhoso, que cumprimenta todos com um abraço. Lillo conhece muita gente e todos o recebem com muita simpatia por aqui”, resume Pablo Blanco, dirigente do clube, em entrevista ao El Confidencial. O mentor de Guardiola está mostrando serviço novamente.