Topo

Tite diz que grupo não está fechado, e promete chance a todos

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/01/2017 00h31

Após o amistoso contra a Colômbia, na homenagem à Chapecoense, o técnico da seleção Tite afirmou que seu elenco não está fechado. Por isso, prometeu chance a todos os observados em meio a elogios gerais até a quem não entrou em campo. 

"Grupo não está fechado. Absolutamente. O momento de cada atleta não vamos deixar de acompanhar. Esteja ele na China e na Europa, não importa. Me (jogadores do amistoso) deram afirmações importantes, sim. Sempre ter uma primeira oportunidade é uma situação diferente. Colocaram, sim, dúvidas e dúvidas boas", contou o jogador.

É preciso ressaltar que, apesar do grupo não estar fechado, Tite tem um grupo composto majoritariamente por jogadores da Europa que tem lhe dado uma série invicta. Difícil que mexa muito neste elenco. O que sobram portanto são vagas para algumas posições em que pode haver rotação entre reservas.  

Não dá para saber, no entanto, quem conquistou algum espaço com o treinador da seleção diante dos elogios até a jogadores que não estava em campo como Henrique, do Cruzeiro. Em uma resposta sobre possibilidades, Tite chegou a citar até nove atletas do grupo.

"É difícil quantificar (quantos do Brasil podem integrar seleção principal)". A gente faz as avaliações individuais", explicou. "Quantos vão ser, quando vai ser. Vou preparar para dar a oportunidade."

O que dá para perceber é o olhar especial de Tite para jogadores jovens como Jorge e Gustavo Scarpa, Wallace e Rodrigo Caio. Sobre o lateral-esquerdo do Flamengo, ele exaltou a agressividade, ressaltando que espera que aprenda a jogar na linha de quatro defensiva, o que lhe dará mais desenvolvimento do jogo. Sobre Scarpa, ele ressaltou a inteligência ao jogar pelo lado do campo.

Talvez, esses sejam os que têm mais chances em um futuro com Tite. No caso dos mais veteranos, podem servir de peça de reposição pela experiência em caso de falta de titulares, ou caso se destaquem muito.