Topo

Justiça proíbe quatro organizadas do Corinthians de acompanhar jogos

Corintianos revistados no Maracanã - Vinicius Castro/UOL - Vinicius Castro/UOL
Grupo de corintianos participou de confusão que gerou suspensão e até prisões
Imagem: Vinicius Castro/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/01/2017 18h16

Quatro torcidas organizadas do Corinthians estão proibidas de acompanharem qualquer evento esportivo em todo território nacional nos próximos três anos. A decisão da Justiça que afasta "Gaviões da Fiel", "Coringão Chopp", "Camisa 12" e "Pavilhão Nove" dos estádios foi proferida nesta quinta-feira (26), após ação civil do Ministério Público.

"Defiro a liminar pleiteada, para determinar o afastamento da empresa ré enquanto durar o presente processo, sob pena de multa da ordem de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por integrante identificado e/ou por evento, além de sua retirada compulsória do local onde esteja sendo realizado o evento esportivo da agremiação apoiada, em todo o território nacional", determinou o juiz Marcelo Rubiolli, em seu despacho.

"O afastamento, como liminar de medida restritiva, é entendido como a impossibilidade de ingresso ou permanência em toda e qualquer praça de qualquer modalidade esportiva, (...) utilização de marcas, logotipos, camisas, instrumentos musicais ou aglomeração com cânticos que propagandeiem a presença da empresa, em âmbito nacional", destacou o magistrado.

Rubiolli foi o responsável pela decisão. Ele é o mesmo que, há cerca de dez dias, determinou a soltura dos 30 corintianos presos no Complexo Penitenciário de Bangu por conta da confusão no dia último dia 23 de outubro, no jogo entre Corinthians e Flamengo, no Maracanã.

O juiz determinou que o grupo respondesse ao processo em liberdade, mas também proibiu a ida dos mesmos a jogos da equipe. Agora a restrição se estendeu às quatro torcidas organizadas, entre elas a Gaviões da Fiel, em jogos no estado do Rio. Os grupos ainda deverão se manter cinco quilômetros afastados dos estádios.