Topo

Barça vence Real Sociedad em jogo de 7 gols e avança à semi da Copa do Rei

Do UOL, em São Paulo

26/01/2017 20h07

O Barcelona venceu a Real Sociedad por 5 a 2, nesta quinta-feira (26), e assegurou vaga na semifinal da Copa do Rei. A equipe de Neymar e Messi jogava por um empate devido ao triunfo no jogo de ida do confronto (1 a 0), mas nem por isso diminuiu o ritmo: em casa, carimbou o avanço com gols de Denis Suárez (2), Messi, Luis Suárez e Arda Turan.

Juanmi, em belo gol de cobertura, e Willian José, com tento de cabeça, diminuíram para os visitantes, mas foi insuficiente. Na sequência do torneio, o Barça terá pela frente Atlético de Madri, Alavés ou Celta de Vigo, que eliminou o Real Madrid. O próximo adversário será conhecido por sorteio.

Sem muito tempo para descanso, o Barcelona voltará a campo já no domingo (29), pelo Campeonato Espanhol, para visitar o Betis. Na liga, os comandados de Luis Enrique, atualmente na terceira colocação, tentam evitar que o líder Real Madrid dispare: os merengues, com um jogo a menos, têm dois pontos a mais.

Barcelona dá aula a Real Sociedad e abre o placar

Em desvantagem desde o minuto inicial, a Real Sociedad mostrou plano ousado – apesar de jogar fora de casa. O time aplicou marcação forte no ataque, e por 12 minutos sufocou o Barcelona. Mas o feitiço virou contra o feiticeiro: afinal, os catalães “dão aula” sobre essa estratégia de jogo. Aos 16, o zagueiro Umtiti deixou sua posição e avançou para dar bote em Carlos Vela além da linha de meio de campo, pelo lado esquerdo. A bola sobrou com Neymar, que a entregou a Messi. O argentino esticou o passe para Luis Suárez, e o uruguaio serviu Denis Suárez na área. O meia finalizou firme, no canto direito baixo do goleiro, e abriu o placar.

Castigo a galope: Willian José perde gol e Neymar tira Barça do aperto

A partida teve seus lances decisivos entre os 7 e os 9 minutos do segundo tempo. A Real Sociedad voltou do intervalo aplicando pressão total e teve a chance de igualar o placar em 1 a 1 nos pés do brasileiro Willian José, que finalizou de dentro da área, mas parou no goleiro holandês Cillessen. No futebol, o castigo costuma ser imediato. Já no contragolpe, Neymar disparou em velocidade pelo lado esquerdo, cortou para o meio dentro da área e foi atropelado por Iñigo Martínez. Pênalti que Messi bateu firme e marcou. 

Destaque apesar do revés, Willian José também marca

Com 2 a 0 para o Barcelona no placar, a Real Sociedad diminuiu pela primeira vez, em belo gol por cobertura de Juanmi. Suárez respondeu rápido e, com assistência de Messi, aumentou a vantagem dos donos da casa. Na sequência, aos 27 minutos do segundo tempo, Willian José, um dos destaques da partida (ao lado de Messi, foi ele o jogador que mais finalizou a gol nos 90 minutos), marcou belo tento de cabeça. O atacante brasileiro aproveitou cruzamento do lado direito e testou firme para anotar o seu.

Fim de papo! Barça marca mais 2 em 2 minutos

O 3 a 2 no placar já era seguro para o Barcelona, que a essa altura precisaria levar dois gols para ser eliminado. Mas, para não restar dúvidas, o time catalão foi para cima do adversário: aproveitando os buracos na zaga de uma equipe que só pensava em atacar, Arda Turan, de carrinho no segundo pau, e Denis Suárez (de novo ele) anotaram os gols que fecharam a conta da partida em 5 a 2. Foi um na sequência do outro: Arda fez o seu aos 35 da metade final, e Suárez, aos 36. 

Que pena! Golaço de Suárez é invalidado

O Barcelona tomou conta do jogo no primeiro tempo desde a primeira vez que escapou da forte marcação dos visitantes, aos 12 minutos. Inaugurou a contagem aos 16, e aos 20 poderia ter ampliado a diferença no marcador: Luis Suárez chegou a balançar a rede, mas estava impedido. Uma pena. No lance, o uruguaio recebeu bola na área pelo alto e chapelou o goleiro rival antes de finalizar. Seria um golaço.

Neymar discute e leva tapa no rosto

Neymar foi alvo de entrada dura de Carlos Vela ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos. O mexicano se esqueceu de jogar bola e, por trás, levantou o brasileiro, que reagiu prontamente. O atacante do Barcelona peitou o adversário, falando grosso, mas levou um empurrão. Tornou a se aproximar na sequência, ainda nervoso, e recebeu um tapa no rosto. O juiz separou os brigões e deu um cartão amarelo para cada a fim de acalmar os ânimos.