Topo

Grêmio busca zagueiros para fechar o grupo. Mas ainda pode ter saídas

Meia Maxi Rodríguez é um dos jogadores que ainda pode sair do Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Meia Maxi Rodríguez é um dos jogadores que ainda pode sair do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/01/2017 04h00

O grupo do Grêmio está perto de fechar as portas para entradas, mas seguirá podendo ver saídas. Depois de seis contratações, o time gaúcho entende que precisa somente de mais dois zagueiros e busca os negócios no mercado. Só que existem atletas atualmente no grupo principal que seguem à procura de novos clubes.

Wallace Oliveira, Maxi Rodríguez, Fernandinho, Yuri Mamute, Lucas Coelho.

Estes nomes ainda poderão deixar o Grêmio, mediante boa proposta de empréstimo ou saída em definitivo. O clube já havia liberado boa parte deles para buscar novo time, mas as prospecções não deram resultado ainda.

“O Grêmio procura zagueiros, estamos olhando o mercado atrás de um ou até dois”, disse Odorico Roman, vice de futebol. “E assim o elenco, no momento, estará completo”, completou o dirigente.

Bressan, emprestado ao Peñarol, deverá voltar. O time uruguaio solicitou o retorno dele quando da negociação pelo jovem Martín Chaves. Renato Gaúcho também havia citado o nome do zagueiro para reforçar o elenco, que atualmente só tem três jogadores para a função. Mesmo assim, o Grêmio deverá contratar mais dois atletas para a zaga.

Entre os negociáveis, um já saiu. Henrique Almeida se acertou com o Coritiba por empréstimo. Wallace Oliveira, do Chelsea, deverá ser repassado a um novo interessado. O vínculo dele vai até metade da temporada. Maxi Rodríguez ainda tem mercado em clubes sul-americanos e pode ser cedido igualmente.

Yuri Mamute antou pela Grécia e será reavaliado, mas a chegada de Jael pode ser sinal de poucas chances. Fernandinho, nos planos do Flamengo, segue em Porto Alegre e conta com bom conceito junto à comissão técnica. Uma oferta, contudo, deve ser aceita. O salário do meia-atacante é um dos motivos para eventual saída.

Lucas Coelho e Batista, jovem formado nas categorias de base, deverão ser emprestados. O segundo esteve em vias de assinar com um clube português, mas a operação não se confirmou ainda.

A ideia do Grêmio é ter um padrão salarial, com o mínimo de equidade, e contar entre 36 e 40 atletas para disputa da temporada. A folha de pagamento prevista está na faixa de R$ 7 milhões e a saída destes negociáveis ajudará a manter o planejado.