Topo

Edu diz que "momento espetacular" de Tite motiva seleção: atletas o admiram

Edu e Tite trabalham juntos desde os tempos de Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Edu e Tite trabalham juntos desde os tempos de Corinthians Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 10h53

Coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Edu acredita que o respeito adquirido por Tite como treinador ajuda a explica o bom momento do time. Em entrevista à "ESPN Brasil", o dirigente disse que os jogadores admiram e sabem de sua capacidade para ocupar o cargo.

“O Tite vive um momento espetacular. Ele dá ênfase ao trabalho de todos da comissão, mas ele vive momento espetacular. Os atletas enxergam nele uma pessoa que estudou, do bem, que quer o bem de todos. Isso comove e traz uma leveza e paz para os atletas, que o admiram. Ele não faz uma coisa forçada, não quer o protagonismo. Mas serve como um ponto de equilíbrio”, explicou.

Edu não quis comparar a gestão atual com a que tinha Dunga como técnico. Mas ressaltou que Tite e sua comissão chegaram à seleção com a certeza do que deveria ser feito para resgatar o futebol do time. Até agora, foram seis vitórias em seis jogos.

“É muito difícil falar sobre o que estava acontecendo no passado porque não vivíamos o dia a da, sabíamos algo de imprensa. Mas nós chegamos com intuito de fazer o trabalho que fazíamos no Corinthians: a conversa é extremamente importante, para que eles sintam a segurança no dia a dia”, explicou.

Nesta quarta-feira, Tite comandará a seleção pela sétima vez, mas com uma equipe alternativa. Por não ser um compromisso de data oficial da Fifa, apenas jogadores que atuam no Brasil foram convocados para enfrentar a Colômbia no Estádio Engenhão.

Na avaliação de Edu, o jogo terá grande proveito para Tite, já que todos os chamados já haviam sido observados. Uma indicação de que uma boa performance no duelo pode garantir uma chance nos próximos confrontos das Eliminatórias.  

“Todos os atletas já estavam, anteriormente da própria convocação, passando por avaliações físicas, técnicas, desempenho de posição e função. A forma como que atuam. Tudo dentro dos conformes. Isso nos dá uma oportunidade interessante de avaliar os jogadores que convocamos”, afirmou.