Topo

Dupla de Milão e Real Madrid são os clubes mais populares na China

Clubes europeus têm se aproximado da torcida asiática na pré-temporada - AFP/Mark Ralston
Clubes europeus têm se aproximado da torcida asiática na pré-temporada Imagem: AFP/Mark Ralston

Do UOL, em São Paulo

30/12/2016 16h06

Real Madrid, Inter de Milão e Milan são os clubes mais populares na China, de acordo com um estudo recente da empresa Nielsen. Com popularidade crescente no país, o futebol tem conquistado o coração de torcedores do país mais populoso do planeta.

Desde 1994, com uma liga profissional, a China tem 31% da sua população interessada no esporte, que tem se aproximado do patamar do basquete e do tênis de mesa. O Real Madrid é o clube de maior importância, com 127 milhões de torcedores chineses.

Milan e Inter de Milão estão na segunda posição, empatados com cerca de 106 milhões de torcedores. Embora em segundo plano no futebol europeu atual, o Campeonato Italiano foi o primeiro a chegar à China, no final dos anos 1980, o que explica a popularidade dos clubes do país.

A Itália também tem exportado sua Supercopa nos últimos anos, de modo a difundir o futebol do país mundo afora. Nos últimos dez anos, a China recebeu o encontro dos campeões do Italiano e da Copa da Itália em quatro ocasiões.

A popularidade do Real Madrid é ajudada pela parceria com o Guangzhou Evergrande, com quem ele fundou uma escolinha de futebol que conta com mais de 50 campos e, 2015.