Topo

Método científico e "time de Série A". Os planos do Inter para 2017

Antonio Carlos Zago será o técnico do Internacional para temporada que vem - Ricardo Duarte/Internacional.com.br
Antonio Carlos Zago será o técnico do Internacional para temporada que vem Imagem: Ricardo Duarte/Internacional.com.br

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/12/2016 06h00

Esqueça as contratações com base em DVD de melhores momentos ou relatos empíricos. Depois de gastar R$ 44 milhões em 15 reforços durante 2016, o Internacional afirma que usará métodos científicos para montar um ‘time de Série A’.

A ideia é explorar as ferramentas de análise de desempenho e dar mais autonomia aos profissionais remunerados do clube para elaborar listas de possíveis reforços.
 
“Não temos prazo para apresentar reforços. Agora é ter tranquilidade para fazer uma prospecção boa de mercado, tentar errar o menos possível. Com as ferramentas que temos, mais a experiência de todos, acredito que a chance de errar é menor”, disse Jorge Macedo, diretor executivo do Inter.
 
Um dos problemas apontados pelo próprio Inter para o histórico rebaixamento foi o enxugamento do departamento de futebol. Ao longo de 2015 e 2016, o setor perdeu integrantes e centralizou as ações na figura de Carlos Pellegrini. Ele passou de diretor de futebol a vice-presidente da pasta e teve participação decisiva na montagem do grupo de jogadores atual.
 
“A grandeza do Internacional não muda. O clube segue com sua torcida, com seu estádio, sua estrutura. O jogador continuará sendo atraído pela chance de jogar no Inter”, afirmou Roberto Melo, vice de futebol da nova diretoria. “A ideia é contratar jogadores que possam nos ajudar, mas fazer um time de acordo com a história e a grandeza do Inter”, completou.
 
O Inter se reapresenta no dia 11 de janeiro e pretende voltar aos trabalhos com quase todo grupo definido. Entre idas e vindas. O clube analisará a lista de jogadores que voltam de empréstimo e as categorias de base em busca de reforços caseiras. Além de ir ao mercado atrás de caras novas.
 

Quer receber notícias do Internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.