Topo

Com Renato garantido, Grêmio intensifica busca por atacante e 'seca' gringo

Cecilio Dominguez é avaliado pelo Grêmio para disputa da Libertadores - Instagram/Cerro Porteno
Cecilio Dominguez é avaliado pelo Grêmio para disputa da Libertadores Imagem: Instagram/Cerro Porteno

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/12/2016 06h00

Na tarde de sábado, Grêmio e Renato Gaúcho se acertaram para renovação de contrato. O vínculo será ampliado por um ano. Com a barreira do treinador vencida, a primeira meta para reforçar o grupo é a contratação de um atacante. E para ter o desejo da direção atendido, é preciso 'secar'. 

O alvo preferido do comando gremista é Cecilio Dominguez, do Cerro Porteño. O paraguaio de 22 anos marcou 13 gols no campeonato de lá, sendo vice-artilheiro da competição. E isso chamou atenção não apenas dos cartolas do Tricolor. 
 
O presidente Romildo Bolzan Júnior rasgou elogios a Dominguez. Segundo ele, trata-se de um jogador com potencial para ser um dos principais atacantes do continente em breve. Precisa manter sua evolução com desafios maiores do que o Campeonato Paraguaio. Por isso, uma consulta foi feita. 
 
O problema é o preço. Dominguez tem direitos divididos entre Cerro e Sol de América. Cada uma das partes só aceita vender seu percentual em parceria com a outra. E ambos os times não aceitam valor inferior a 4 milhões de dólares. Desta forma, a negociação inteira movimentaria 8 milhões na moeda americana (R$ 27 milhões). 
 
"Tenho certeza que nenhum clube brasileiro vai conseguir vencer este valor. Deve ir para Europa", disse o mandatário gremista ao UOL Esporte. 
 
Porém, caso não vá, o Tricolor promete uma nova investida para contar com ele. Dominguez não é centroavante, costuma atuar pelos lados nas posições ocupadas hoje por Pedro Rocha e Ramiro na equipe titular. Mas é considerado um 'fazedor de gols' pela direção gremista, que não esconde a procura por isso no mercado da bola. 
 

Barcos está em análise

Uma investida em Hernán Barcos também é analisada. Com 32 anos, o Pirata tem sido reserva no Vélez Sarsfield, da Argentina, clube com o qual tem contrato até o meio de 2017. Será quando vencerá, também, seu vínculo com o Sporting, de Portugal. Desta forma, ficaria livre para acertar com qualquer equipe. 
 
Com o prazo como aliado, o Grêmio pode oferecer um valor baixo aos portugueses e contar com a anuência dos argentinos para acertar o retorno do maior artilheiro estrangeiro da história do clube. No entanto, qualquer movimento mais seguro partirá de uma análise pessoal do técnico Renato Gaúcho. 
 
De férias no Rio de Janeiro, Renato deixou com a direção gremista uma lista de jogadores com os quais gostaria de contar. Além disso, manterá contatos mais frequentes com o comando de trabalho a partir da assinatura de seu novo contrato. 
 

Quer receber notícias do Grêmio de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.