Topo

'Padrinhos', Elano e Renato fazem lobby para Luis Fabiano jogar no Santos

Elano jogou com Luis Fabiano na seleção. Já Renato atuou com centroavante no Sevilla - Antonio Scorza/AFP
Elano jogou com Luis Fabiano na seleção. Já Renato atuou com centroavante no Sevilla Imagem: Antonio Scorza/AFP

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

14/12/2016 06h00

O atacante Luis Fabiano está longe de ser o nome preferido para reforçar o ataque do Santos. Mas o jogador está no “radar” da diretoria santista. A negociação com o ex-centroavante do São Paulo é intermediada por Elano, que encerrou a carreira de atleta e iniciou uma nova função no clube: auxiliar técnico.

Elano, que será auxiliar de Dorival Júnior, tem fortes influências na diretoria santista. O ex-meia se reúne com o presidente Modesto Roma e companhia para discutir sobre reforços. Elano tem conversado com Luis Fabiano com frequência. Os dois são amigos, pois disputaram a Copa do Mundo de 2010.

Além de Elano, o atacante de 35 anos também conta com o lobby do volante Renato para jogar no Santos. Luis Fabiano jogou com Renato no Sevilla, da Espanha. Os dois tiveram uma parceria de sucesso no clube espanhol. O volante, inclusive, era o responsável por orientar o centroavante fora de campo.

Nos bastidores, Renato e Elano deram boas referências sobre Luis Fabiano aos dirigentes santistas. Isso porque existe uma desconfiança em relação ao comportamento do jogador dentro de fora de campo.

Recentemente, Renato amenizou o estilo explosivo de Luis Fabiano em entrevista ao UOL Esporte.  

“O Luis quando chegou lá já nos conhecíamos de jogar contra aqui no Brasil. Fora de campo é extraordinário, amigão, mas quando entra em campo quer ganhar. Ele muda, não é nada do que você vê fora. É totalmente diferente, briga com o zagueiro, xinga, gesticula, mas melhorou muito. No Sevilla a esposa estava grávida, então já acalmou. Lá falávamos para não tomar cartão bobo ou ser expulso, já tinha a fama dos cartões pelo São Paulo. Tinha hora que não dava, era super explosivo. O torcedor às vezes tem uma imagem. Eu falava muito com ele com relação a gesticulação, xingava em português. Ficava bravo porque era substituído”, afirmou Renato.

A cúpula santista está inclinada a contratar o jogador caso ele aceite assinar um contrato semelhante ao de Ricardo Oliveira no início de 2015. Desta forma, Luis Fabiano terá que se conformar com uma espécie de "contrato de teste", que incluiu um ordenado de cerca de R$ 50 mil mensais, pelo menos nos primeiros meses de acordo.

O experiente centroavante chegaria para revezar a posição com Ricardo Oliveira. Além disso, os santistas veem o atacante com boas características para a disputa da Copa Libertadores da América.

O ex-camisa 9 do São Paulo foi o artilheiro da Segunda Divisão chinesa, com 23 gols em 29 jogos, atuando pelo Tianjin Quanjian. Pelo clube do Morumbi, Luis Fabiano é o terceiro maior artilheiro da história, com 212 gols.