Topo

Santos faz proposta por Cazares e estuda como convencer Atlético-MG

Equatoriano Cazares negocia com o Santos desde a reta final do Campeonato Brasileiro - Bruno Cantini/Atlético-MG
Equatoriano Cazares negocia com o Santos desde a reta final do Campeonato Brasileiro Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Samir Carvalho e Thiago Fernandes

Do UOL, em Santos (SP) e Belo Horizonte (MG)

13/12/2016 19h38

O Santos negocia a contratação do meia Cazares, do Atlético-MG, desde a reta final do Campeonato Brasileiro. O UOL Esporte apurou que a diretoria santista já fez uma proposta aos representantes do jogador, mas eles ainda não responderam a cúpula alvinegra. Na Vila Belmiro, já existe a desconfiança que o empresário do jogador tenta um leilão no mercado do futebol.  

Enquanto isso, o clube paulista estuda como tirar o atleta do Atlético-MG – por empréstimo ou definitivo. Oficialmente, o Santos confirma o interesse por Cazares, mas nega que tenha procurado o atleta.

“É um nome que esteve sempre no nosso radar, um nome importante. Ele tem uma característica de jogador do Santos Futebol Clube. Mas não avançamos, não procuramos o atleta. Provavelmente vamos fazer algum contato para ver se tem a possibilidade”, disse o superintendente de futebol, Dagoberto Santos, à Rádio Globo.

O equatoriano de 24 anos foi um pedido do técnico Dorival Júnior. O Santos procura um meia-atacante que atue centralizado e também pelos lados do campo. Valdívia, do Internacional, é outro sonho para o setor. Já Marcos Guilherme, do Atlético-PR, é uma opção mais próxima da realidade do clube paulista.

Até o momento, o Santos já fechou três contratações para 2017. O zagueiro Cleber, ex-Corinthians e Hamburgo, da Alemanha, o lateral ambidestro Matheus Ribeiro, ex-Atlético-GO, e o atacante Vladimir Hernandez, ex-Junior Barranquilla, da Colômbia.

Atlético-MG quer recuperar Cazares e põe valor alto de venda

O Atlético garante que ainda não foi procurado pelo Santos para conversar sobre a situação. A prioridade dos mineiros é recuperar o atleta que se envolveu em problemas extracampo durante a curta passagem pela Cidade do Galo. O departamento de futebol e a comissão técnica creem que ele tem talento o suficiente para se tornar um dos pilares da equipe em 2017.

Embora tenha a recuperação do gringo como prioridade, o clube não descarta uma negociação. Em caso de venda para clube brasileiro, o clube fixa uma quantia cinco vezes maior que a desembolsada em sua contratação. Os mineiros querem receber cerca de 7,5 milhões de dólares (R$ 25 milhões na cotação atual). Em janeiro, a agremiação pagou 1,5 milhão de dólares por 50% dos direitos econômicos do atleta. O restante pertence ao Independiente Del Valle, do Equador.

O Atlético crê que as atuações na Copa Libertadores da América e nas principais competições nacionais aumentaram o valor de mercado de Juan Cazares. Mesmo que acreditem em uma valorização do meia-atacante, a diretoria mantém os salários do jogador – avaliados em 50 mil dólares (R$ 160 mil na cotação atual). O contrato em Belo Horizonte se encerra em 31 de dezembro de 2019.