Topo

Tottenham pode deixar Wembley e voltar a seu estádio caso vá à Liga Europa

White Hart Lane (foto) foi vetado pela Uefa para a Liga dos Campeões da Europa - Jamie McDonald/Getty Images
White Hart Lane (foto) foi vetado pela Uefa para a Liga dos Campeões da Europa Imagem: Jamie McDonald/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/11/2016 21h16

O Tottenham deve deixar de jogar no Estádio de Wembley e retornar a seu próprio estádio, o White Hart Lane, em caso de classificação para a Liga Europa.

Ao longo da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, o time londrino tem recebido partidas em Wembley. Nos dois compromissos que fez no local até aqui, entretanto, perdeu para Monaco (2 a 1) e Bayer Leverkusen (1 a 0). Em dezembro, recebe o CSKA Moscou no mesmo local.

Tanto ingleses quanto russos já não têm chances de avançar às oitavas de final da Liga dos Campeões, disputando entre si o terceiro lugar no Grupo E que dará vaga à Liga Europa. E para os próprios jogadores do Tottenham, seria bom jogar em seu estádio caso o terceiro lugar se confirme.

“Acho que seria bom para nós jogar em casa na Liga Europa – e quando eu digo casa, quero dizer White Hart Lane”, afirmou o meio-camposta Moussa Sissoko, segundo o jornal The Guardian. “Ir para casa tornaria as coisas mais fáceis para nós. Conhecemos nosso estádio e seria melhor para nós”, completou.

A quinta rodada do Grupo E da Liga dos Campeões definiu os dois classificados da chave: Monaco (11 pontos) e Bayer Leverkusen (7). Tottenham (4) e CSKA Moscou (3) já foram eliminados, mas ainda disputam a vaga na Liga Europa.

A possibilidade de o Tottenham jogar em White Hart Lane durante a Liga dos Campeões foi vetada pela própria Uefa, que considerou o estádio de 32 mil lugares inapropriado diante “do impacto no acesso” e “da capacidade”, entre outros motivos.

A entidade, porém, admite a possibilidade de alocar os jogos do Tottenham em seu próprio estádio caso o time avance à Liga Europa. “Diante de uma requisição específica do clube, a Uefa iria analisar a questão”, respondeu um porta-voz da entidade máxima do futebol europeu, ainda de acordo com o jornal.