Topo

De "PlayStation" a peça-chave: ingleses são só elogios a David Luiz

David Luiz é só alegria em sua nova passagem pelo Chelsea - Eddie Keogh/Reuters
David Luiz é só alegria em sua nova passagem pelo Chelsea Imagem: Eddie Keogh/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 10h17

David Luiz parece ter afastado de vez a má fama que o perseguia. Recém-contratado pelo Chelsea, o zagueiro é um dos pilares da sólida defesa armada pelo italiano Antonio Conte, fator fundamental para ostentar o posto de líder do Campeonato Inglês, com um ponto de vantagem sobre o Liverpool. Se antes o brasileiro era considerado um "jogador de vídeo-game", hoje é tido pelos jornais ingleses como uma peça-chave dos Blues.

"O PlayStation foi desligado, tirado da tomada, embalado e colocado à venda. A criança de dez anos finalmente cresceu", publicou nesta terça-feira o jornal inglês Daily Mail.

Gary Neville, que era um dos grandes críticos ao trabalho do brasileiro, também se rendeu ao bom desempenho de David Luiz no retorno ao Chelsea. "Ele está selecionando bem quando sair da área para fazer jogadas e quando é o momento certo para se livrar da bola. Ele me parece muito mais maduro", escreveu o ex-jogador do Manchester United em sua coluna no jornal Metro.

Ainda segundo o Daily Mail, Conte encontrou a posição perfeita para David Luiz, atuando no meio da zaga no 3-4-3 armado pelo técnico italiano, dando segurança ao setor defensivo. O grande desempenho também passa por Kante e Matic, que jogam na frente dele, tranquilizando os torcedores quando ele decidi se jogar ao ataque.

A questão ofensiva, constantemente criticada, agora é elogiada. "Quando está com a bola, Luiz tem conseguido utilizar suas habilidades para dar início ao ataque do Chelsea. Por exemplo, contra o Middlesbrough, o brasileiro roubou a bola e puxou um contra-ataque com um belo lançamento em diagonal para Diego Costa, que serviu Pedro para uma boa oportunidade de gol", analisou.

David Luiz ainda quebrou seu recorde pessoal de partidas sem levar gols em competições nacionais. Já são seis jogos consecutivos sem ver o time adversário balançar a rede. E ele também vê sua melhora de desempenho.

"A mudança de sistema para três zagueiros não fez o time perder força ofensiva e trouxe mais segurança na marcação. No entanto, o ponto principal é a maneira como o Conte vem implantando seu trabalho", disse, complementando.

"Ele faz com que cada jogador assimile e entenda perfeitamente como se comportar dentro de campo. Quando você tem consciência de como executar suas ações, os resultados aparecem naturalmente", concluiu.

Quer receber notícias do futebol inglês de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.