Topo

Ambev cria prêmio de gestão no futebol sem Corinthians, Palmeiras e Vasco

Palmeiras segue associados à Ambev, mas não aderiu à premiação até agora - Cesar Greco/Fotoarena
Palmeiras segue associados à Ambev, mas não aderiu à premiação até agora Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

Danilo Lavieri e Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 20h28

O título de melhor gestão do futebol brasileiro em 2017 não vai ser dado a Corinthians, Palmeiras ou Vasco. A fabricante de bebidas Ambev lançou nesta terça-feira (22) uma premiação cujo objetivo é determinar qual clube nacional terá a melhor administração na próxima temporada, mas as três equipes, por motivos diferentes, não foram incluídas no concurso.

O Corinthians não entrou na premiação por opção própria. A decisão foi tomada pelo fato de o clube ser patrocinado por uma outra marca de cerveja: Estrella Galicia. Apesar disso, o time ainda participa do "Movimento Por Um Futebol Melhor", projeto de associação da Ambev a clubes de futebol no Brasil.
Palmeiras e Vasco seguem associados à Ambev, mas não aderiram à premiação até agora. Entre os clubes convidados, o clube carioca foi o único que não enviou representantes ao evento de lançamento, realizado em São Paulo - Palmeiras e Corinthians, mesmo fora da competição, estiveram presentes - os corintianos foram representados pelo diretor de marketing Gustavo Herbetta.
Em contato com o UOL Esporte, o Palmeiras disse que ainda não tem uma posição oficial sobre a entrada no concurso. O Vasco ainda não deu qualquer posicionamento sobre o tema. O processo de adesão está aberto até o dia 31 de dezembro deste ano.
A lista de postulantes ao título de melhor gestão do futebol nacional em 2017 terá times como Grêmio, Internacional, Bahia, Vitória, Atlético-MG, Cruzeiro, Santos, São Paulo, Botafogo, Flamengo e Fluminense.
Entre os inscritos, haverá avaliações trimestrais sobre sete pontos relacionados à condução do clube (gestão e planejamento, administração e finanças, comercial e marketing, futebol profissional, categorias de base, sócio-torcedor e resultados esportivos). O vencedor será anunciado em janeiro de 2018.
O vencedor do concurso "Gestão de campeão" terá direito a um troféu e uma insígnia para ser colocada na manga da camisa. Não há previsão de premiação em dinheiro.