Topo

Votação na web para prêmio de melhor do mundo anima estafe de Neymar

Neymar tenta ficar entre os três melhores do mundo - Andre Penne/AP
Neymar tenta ficar entre os três melhores do mundo Imagem: Andre Penne/AP

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

18/11/2016 06h00

A presença de Neymar entre os 3 melhores do “Bola de Ouro” da Fifa em 2016 é realidade para o estafe do jogador. A inédita participação popular na escolha do vencedor deixa a disputa com maior influência no campo da divulgação. Neste aspecto, o brasileiro leva grande vantagem sobre concorrentes de peso como Gareth Bale, Luis Suárez e Antoine Griezmann. A votação será encerrada no dia 22 de novembro.

O UOL Esporte apurou que a expectativa entre os gestores da carreira de Neymar é de que o jogador possa disputar voto a voto até com Cristiano Ronaldo e Messi. Para isso, o trabalho de divulgação para pedido de votos já esta sendo realizado. O alvo principal é o mercado brasileiro, que na edição passada foi capaz de eleger o então desconhecido Wendell Lira, ex-jogador do Goianésia, ao prêmio Puskas de melhor gol do ano de 2015.

A eleição da Fifa deste ano funciona da seguinte maneira: a escolha dos torcedores, a ser feita pela internet, terá peso de 25% na eleição. Os votos dos jornalistas têm peso de 25%, enquanto os outros 50% ficam para técnicos e capitães. Em edições recentes passadas, somente jornalistas, treinadores e jogadores tinham direito ao voto.

O trabalho de divulgação da Nike foi iniciado esta semana com a criação de um banner para circular pela internet pedindo votos a Neymar. A reprodução foi postada pelo pai do jogador na quarta-feira. Representantes da empresa de material esportivo e grandes amigos do jogador seguiram a mesma linha.

Pai faz campanha para Neymar - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Com o marketing, Neymar foi coroado aos 19 anos em 2012 com o prêmio de gol mais bonito de 2011 – marcado pelo Santos em partida contra o Flamengo. Na ocasião, os representantes do jogador ficaram espantados com os votos colhidos no mercado asiático.

Os torcedores de todo mundo podem escolher o melhor jogador entre 23 candidatos divulgados pela Fifa recentemente, A votação foi lançada no site da entidade na semana passada.

A visão de Neymar

A amigos, o jogador ja se considera acima de Cristiano Ronaldo, mas entende que os títulos da Liga dos Campeões e da Eurocopa vão turbinar a imagem do atacante do Real Madrid. A opinião de Neymar é de que deveria disputar a honraria com os companheiros de Barcelona, Luis Suárez e Lionel Messi.

O brasileiro crê que as boas exibições em jogos sem Messi no Barcelona, a conquista da Olimpíada e a liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo, são aspectos que deveriam ser levados em consideração.

Para o brasileiro, os títulos da Liga dos Campeões com o Real Madrid e da Eurocopa com Portugal são os responsáveis por alçar o português a um dos candidatos ao prêmio, porém não se tem levado em consideração o baixo rendimento individual do português em alguns jogos na temporada.

A opinião de Neymar de que vive uma melhor fase do que o atacante do Real Madrid é a mesma da premiação referente ao ano de 2015. Na ocasião, Messi levou o prêmio de melhor do Mundo, e Cristiano Ronaldo ficou em segundo lugar. "Esperava que eu fosse o segundo melhor, mas não tem problema. Vou seguir com a caminhada para atingir o lugar mais alto", disse o brasileiro após conquistar o terceiro posto.