Topo

Elias indica, mas Brasil deve perder promessa para seleção portuguesa

Nascido em Belo Horizonte, Matheus Pereira vale 60 mi de euros e deve virar português - Reprodução
Nascido em Belo Horizonte, Matheus Pereira vale 60 mi de euros e deve virar português Imagem: Reprodução

Bruno Freitas e Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

04/11/2016 06h00

Em uma entrevista recente para a imprensa portuguesa, o volante Elias comentou sobre um companheiro de Sporting, sugerindo que o Brasil se apresse em aproveitar Matheus Pereira, "senão Portugal vai ficar com ele". No entanto, após sondagens prévias da CBF, a revelação nascida em Belo Horizonte aguarda o processo para receber cidadania lusa e provavelmente fará a opção por defender a seleção campeã da Europa.

Matheus Pereira é um atacante que chegou com a família a Portugal aos 12 anos, já em meio ao projeto para virar jogador profissional. O jovem vinha de um período nas categorias de base do Cruzeiro, mas preferiu o sonho de tentar a vida na Europa. Após uma passagem breve pelo modesto Trafaria, o mineiro cativou um olheiro do Sporting e foi parar no clube que revelou ao mundo os talentos de Luis Figo e Cristiano Ronaldo. 

Desde a última temporada Matheus já tem aparecido com frequência na equipe principal do Sporting, quando anotou 3 gols em 17 partidas. Em 2016, apesar de ter sido relacionado para compromisso da Liga dos Campeões, o brasileiro vem transitando entre o elenco adulto e o time B. O técnico Jorge Jesus aprecia o estilo de Pereira, mas espera que o atacante de 20 anos acumule mais experiência de jogo.

Enquanto isso, o processo burocrático para receber a cidadania portuguesa está em andamento. Matheus Pereira chegou a ser visitado por Alexandre Gallo, na época em que o profissional respondia pelas categorias de base da seleção. Mas, após a demissão do técnico, o jovem ficou mais próximo da equipe nacional portuguesa. A promessa do Sporting constou na base de monitoramento da área técnica da CBF, mas hoje "não faz parte do radar", segundo um funcionário da entidade, em razão de ser nascido em 1996 – sem idade para disputar o Mundial sub-20 de 2017. 

Reprodução de capa do jornal A Bola, com o brasileiro Matheus Pereira - Reprodução - Reprodução
Matheus Pereira, em capa do jornal "A Bola"
Imagem: Reprodução

“Ele vem focado no Sporting mesmo. No momento ele aguarda uma convocação, seja ela pela portuguesa, seja ela pela brasileira. Ele ainda não optou. Ele está se preparando para tomar essa decisão”, afirmou Alexandre Pereira, pai de Matheus, que também atua como seu empresário na Europa, em entrevista ao UOL.

De acordo com a imprensa portuguesa, a federação do país pensa em contar com Matheus Pereira já na disputa da Euro sub-21 de 2017, a ser realizada um junho, na Polônia. “Como o Matheus já está cá há alguns anos, a expectativa é de que a cidadania dele saia e ele possa ser convocado para a seleção portuguesa. A gente depende da documentação. Com certeza eles vão dar uma oportunidade para ele. Assim que sair a cidadania dele”, declarou o pai do jogador.

O mineiro Matheus Pereira é hoje o número 2 da fila da fábrica de craques do time que revelou Cristiano Ronaldo. Atualmente o clube prioriza a valorização de mercado do atacante Gelson, português de origem cabo-verdiana. O brasileiro aparece logo na sequência, sendo amadurecido entre convocações para partidas do time principal e da equipe B.  Em 2015, o Sporting anunciou que a cláusula de rescisão do novo contrato do jovem passou a ser de 60 milhões de euros.

A reportagem solicitou entrevista com Matheus Pereira, mas o departamento de comunicação do Sporting atualmente prefere reduzir a exposição do atacante.

Elias compara brasileiro com Gotze

Em entrevista ao jornal português “O Jogo”, em outubro passado, Elias comparou Matheus Pereira ao alemão Mario Gotze, descrevendo o jovem como um atacante canhoto que “joga aberto e vai para cima”. Mais do que isso, alertou para que os brasileiros se antecipassem ao assédio dos portugueses.

“Espero que o Brasil o convoque rapidamente, senão Portugal vai ficar com ele. A CBF está monitorando jogadores como ele, que vieram cedo para a Europa, e o Matheus está sendo acompanhado. Se me ligarem, vou falar bem dele para o segurarem logo, porque é uma das nossas promessas e não podemos dá-lo de mão beijada a Portugal”, afirmou o ex-corintiano.

Portugal já levou outro jovem brasileiro

A relação de brasileiros que defenderam a seleção portuguesa neste século conta com nomes como Deco, Liedson e Pepe. No entanto, recentemente o país também convenceu um jovem a também trocar o amarelo pelo vermelho.

Nascido em Belém, Rony Lopes vive na Europa desde os 4 anos. Quando estava nas categorias de base do Manchester City, o meia recebeu contato de Alexandre Gallo, em conversas para defender o Brasil. Na época, o armador afirmou se sentir dividido, mas adiante continuou a defender as equipes juvenis de Portugal. Atualmente o atleta também atua pelo Lille, da França.