Topo

Federação Espanhola desviou R$ 770 mil em doações ao Haiti, diz jornal

País assinou acordo para receber projeto a crianças, mas verba jamais chegou - Carlos Garcia Rawlins/Reuters
País assinou acordo para receber projeto a crianças, mas verba jamais chegou Imagem: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/10/2016 16h30

Em 2010, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) recebeu 220 mil euros (pouco mais de R$ 770 mil em valores atuais), que seriam destinados à criação de escolas de futebol no Haiti. O dinheiro, no entanto, nunca chegou a seu destino.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo jornal espanhol El Mundo. Segundo a publicação, o Conselho Superior de Esportes (CSD, em espanhol), órgão que controla o esporte espanhol, realizou a doação à RFEF; entretanto, sem a sequência do projeto, exigirá a devolução dos valores.

Segundo o CSD, o projeto previa educação esportiva integral em escolas no Haiti, país então atingido por um terremoto que deixou mais de 300 mil mortos. Para isso, fechou uma parceria com a RFEF, que construiria escolas e enviaria treinadores ao país caribenho – o que jamais aconteceu.

Jornal denuncia desviou de verbas na RFEF para projeto no Haiti - Reprodução - Reprodução
Jornal denuncia desviou de verbas na RFEF para projeto no Haiti
Imagem: Reprodução
Ao jornal, o ministro da Juventude e dos Esportes do Haiti em 2010, Evan Lecouflair, afirmou que o acordou foi assinado, mas que jamais voltou a ter notícias do projeto. Questionada a respeito, a RFEF afirmou que “o próprio Governo do Haiti nos pediu para que não fôssemos” após novos problemas no país – o mais recente, a passagem do furacão Matthew em outubro.

O CSD diz acreditar que a RFEF utilizou a verba recebida em projetos próprios. Questionada a respeito do destino dos investimentos, a Federação afirmou que havia investido em treinadores, embora muitos deles jamais tenham ido ao Haiti.

Além disso, apresentou valores de investimentos feitos a 600 crianças – números que a imprensa espanhola suspeita terem relação com uma escola em Las Rozas, arredores de Madri, uma vez que o projeto no Haiti envolveria até 150 crianças.