Topo

Clube escocês é vendido a torcedores por uma libra para fugir de dívidas

Motherwell agora será gerido por sociedade de fãs, de forma a renegociar dívidas - Divulgação
Motherwell agora será gerido por sociedade de fãs, de forma a renegociar dívidas Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/10/2016 17h57

O Motherwell, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Escocês, anunciou nesta sexta-feira (28) sua venda para um fundo de torcedores. De acordo com o comunicado oficial, o grupo The Well Society, formado por fãs da equipe, assumiu 76% das ações da agremiação pagando apenas 1 libra (R$ 3,89) ao antigo proprietário, o empresário escocês Les Hutchinson.

O valor foi o mesmo pago por Les Hutchinson em janeiro de 2015 ao antigo proprietário, John Boyle. Entretanto, Hutchinson permaneceu pouco tempo como acionista majoritário – as conversas de venda com o The Well Society já vinham ocorrendo desde o primeiro semestre - conforme planejado pelo próprio clube, de forma a ajudar a diretoria a amortizar dívidas.

“O Motherwell FC anuncia hoje que as negociações entre a The Well Society e Les Hutchison foram concluídas com sucesso e que o clube agora é propriedade dos torcedores”, diz o clube em comunicado. “Em janeiro de 2015, depois de 14 anos, John Boyle venceu seu percentual majoritário de ações do clube a Les Hutchison por uma libra para instigar a transição aos torcedores”, completa.

Com a inusitada transação, o clube tenta conseguir condições mais benéficas para negociar suas dívidas. Segundo a The Well Society, diante do acordo, os débitos anteriores do clube passarão a ser pagos com base nos valores oriundos de transferências de jogadores, e não com empréstimos bancários.

“Isto significa que o clube não será destruído com pagamentos de empréstimos baseados no dinheiro que entrará durante este período, mas ainda irá se beneficiar das transferências de atletas ao receber um percentual da rescisão”, declarou o fundo. “Depois de um período inicial de três anos, os empréstimos serão pagos com base em uma programação fixa”, completa a nota.