Topo

Clubismo familiar e Libertadores: por que Raphael Veiga deseja o Palmeiras

Raphael Veiga possui acordo apalavrado para defender o Palmeiras na próxima temporada - Divulgação/Site oficial do Coritiba
Raphael Veiga possui acordo apalavrado para defender o Palmeiras na próxima temporada Imagem: Divulgação/Site oficial do Coritiba

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/10/2016 06h00

Um passado palmeirense direcionado a um futuro com as mesmas cores. Raphael Veiga é um dos nomes mais cotados a defender o Palmeiras na próxima temporada. Com um acordo encaminhado com o atual líder do Campeonato Brasileiro, a revelação do Coritiba possui um apelo pessoal para optar pela mudança de clube em 2017.

De acordo com apuração do UOL Esporte com pessoas ligadas ao jogador, Raphael Veiga encantou-se com o projeto proposto pelo Palmeiras para a temporada 2017. Estrutura, projeção e a vaga na Libertadores já garantida pesam para o ‘sim’ do atleta.

Além das questões esportivas, Raphael Veiga desde o berço ouve e vive o Palmeiras. Natural da capital paulista, o meia-atacante tem uma família de torcedores do clube de Palestra Itália; este um fator importante para estreitar a relação entre jogador e clube interessado.

A transferência de Raphael Veiga depende do pagamento de multa por parte do Palmeiras; o clube acena com esta possibilidade de quitar os direitos econômicos divididos entre Coritiba (70%) e Audax-SP (30%) no valor de aproximadamente R$ 10 milhões.

Entre atleta e Palmeiras, um contrato de cinco anos se encontra apalavrado. Raphael Veiga chegaria à Academia de Futebol para ocupar uma das lacunas atuais do elenco de Cuca: um meia de criação (apenas Cleiton Xavier exerce a função).

Enquanto ainda aguarda uma definição entre os clubes, Raphael Veiga sofre com a pressão do acordo encaminhado com os paulistas. A hostilidade de boa parte dos torcedores do Coritiba atormenta o atleta, que saiu vaiado no empate do último final de semana contra o Fluminense.

A negociação entre atleta e clubes deve se encerrar após o término do Campeonato Brasileiro. Raphael Veiga ainda possui a responsabilidade de afastar definitivamente o Coritiba da zona de rebaixamento.

Depois de 32 rodadas disputada, o clube paranaense somou 38 pontos, apenas três a mais do que o Vitória, primeiro time dentro da região mais indesejada da tabela na Série A.