Fifa aceita denúncia e pode punir Bolívia por naturalização irregular
A Fifa abriu nesta quarta-feira (26) processo disciplinar contra a seleção da Bolívia, após aceitar uma denúncia feita pelas federações do Chile e do Peru. O caso diz respeito à suposta naturalização irregular do zagueiro Nelson Cabrera, nascido no Paraguai e que defende o time boliviano.
A reclamação dos denunciantes é que Cabrera não vive há cinco anos na Bolívia, período mínimo exigido pela Fifa para aceitar a naturalização de um atleta. Por isso, Peru e Chile querem os pontos das partidas contra a Bolívia - os bolivianos venceram os peruanos por 2 a 0 em 1º de setembro, e empataram por 0 a 0 com os chilenos em 6 de setembro.
Segundo o jornal chileno La Tercera, um porta-voz da Fifa disse que não há previsão sobre o resultado do processo, nem sobre o tempo que ele levará.
O presidente da federação boliviana, Rolando López, contestou a decisão. "Na correspondência que enviamos à Fifa, há artigos absolutamente contraditórios. Há artigos que dizem que bastam dois anos [de estadia no país para se naturalizar], e outros que dizem cinco anos. Então atuamos de boa-fé. No nosso país, quem quiser a naturalização precisa viver aqui por três anos. E o jogador cumpriu isso", afirmou.
"Se nos tirarem pontos, se os derem ao Chile e ao Peru, vai se armar algo grande a nível sul-americano, tendo em conta que há times lutando para pelo menos chegar à repescagem. Essa forma de obter pontos pode gerar muito conflito", completou.
Com dez rodadas disputadas nas Eliminatórias Sul-Americanas, a Bolívia ocupa o penúltimo lugar, com oito pontos. Já o Chile está em sétimo, com 14 pontos, e o Peru em oitavo, com oito. Os quatro primeiros colocados se classificam diretamente à Copa do Mundo de 2018, enquanto o quinto vai para a repescagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.