Topo

Guardiola chega a 5 jogos sem vencer no City e iguala pior fase da carreira

Pep Guardiola demonstra preocupação durante partida entre Manchester City e Southampton - Rui Vieira/AP
Pep Guardiola demonstra preocupação durante partida entre Manchester City e Southampton Imagem: Rui Vieira/AP

Do UOL, em São Paulo

24/10/2016 06h00

O Manchester City de Pep Guardiola empatou com o Southampton em casa e ligou o sinal de alerta. O time segue líder do Campeonato inglês, mas ganhou as companhias de Arsenal e Liverpool e chegou a quatro jogos sem vencer. Para o treinador, é um recorde. Segundo o diário AS, trata-se da pior série da carreira dele.

De acordo com a publicação espanhola, a única vez que Guardiola passou quatro jogos em branco foi na temporada 2008/2009, quando seu Barcelona empatou com Betis, Mallorca e Lyon e perdeu para Espanyol e Atlético de Madri.

Era o primeiro ano dele à frente do clube catalão e a sequência foi um dos poucos momentos de instabilidade. No fim daquele ano, ele daria a volta por cima com todos os títulos possíveis. Com um futebol encantador, seu Barcelona venceu a Copa do Rei, o Espanhol e a Liga dos Campeões.

O histórico pode parecer animador, mas a atual situação do City inspira cuidados. O time empatou com Celtic, Everton e Southampton e perdeu de Tottenham e Barcelona, sendo o último revés um sonoro 4 a 0 no Camp Nou.

Não bastasse os resultados e a queda de rendimento, Guardiola está em crise com parte do elenco. Desde que assumiu ele já deixou claro que não pretende contar com Yaya Toure, meio-campista que foi um pilar das conquistas recentes do City mas com quem ele não se dá bem. Agora, ele sinaliza que também vai atacar Sergio Aguero.

Outra estrela da fase rica do City, o argentino foi parar no banco de reservas no jogo contra o Barcelona e ouviu uma indireta de Guardiola: “Quem não estiver pronto para dar o máximo sairá”, disse ele ao co-autor do seu próximo livro, "Pep Revolution", o que foi entendido como uma alfinetada a Aguero e Toure. No último domingo, após o empate contra o Southampton, ele prendeu os jogadores no vestiário por 40 minutos. Segundo a imprensa britânica, a reunião foi uma chamada geral do catalão, que está insatisfeito com o desempenho da equipe.