Topo

Brasil volta a BH após 7 a 1 com quatro atletas de 2014: 'Aprenderam'

William foi um dos convocados que participaram do 7 a 1 - REUTERS/David Gray
William foi um dos convocados que participaram do 7 a 1 Imagem: REUTERS/David Gray

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/10/2016 11h52

Foi em Belo Horizonte onde a seleção brasileira viveu um dos capítulos mais tristes da sua vitoriosa história. A goleada por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, machucou e deixou uma cicatriz. Desde então, o Brasil jamais havia voltado à cidade. Mas isso vai acabar no dia 10, quando receberá a Argentina, no Mineirão.

O técnico da seleção brasileira, Tite, comentou o fato de quatro atletas que estiveram na em campo seguirem na lista de convocação: Daniel Alves, Marcelo, Fernandinho e William. Além deles, Thiago Silva estava suspenso e Neymar lesionado. Para o treinador, isso não deve inviabilizá-los na lista, já que eles aprenderam com os erros.

“Me veio uma história na cabeça. Um diretor do Caxias, que falava comigo do momento ruim da equipe naquele momento. Ele sabiamente falou que não abriria mão dos jogadores que tiveram insucesso porque eles aprenderam, viveram aquilo. Isso serve para nós aqui. Não foram apenas eles que perderam, eu me senti perdedor também. Se aprende, com virtudes, acertos e erros. Dignidade e conduta não, mas erros e falhas fazem parte”, disse Tite.

Rodrigo Caio é a novidade em convocação da seleção; veja a lista

UOL Esporte

O treinador deixou claro que não acredita que o lado psicológico afetará a equipe, já que houve um forte trabalho em cima disso. Isso sem falar que o Brasil vive outro momento. Desde que Tite chegou, a seleção conquistou quatro vitórias em quatro jogos e assumiu a liderança das Eliminatórias.

“O trabalho psicológico já foi feito. Temos que falar sempre a nossa verdade. É verdade esse dado. Tivemos um péssimo resultado no Mineirão. Mas também é verdade que dois anos se passaram e as circunstâncias mudaram. Serve de maturidade, crescimento. Ocorreu e passou. Momento é outro. Mesmo palco, sim, mas com outras circunstâncias”, finalizou o treinador.

Mais aspas de Tite:

Vitórias consolidaram o grupo

Vitória como consequência de desempenho. Na seleção e no clube. Reiteradamente avisamos para arrebentar no clube. O que os trouxe até aqui é desempenho mais resultados. No clube e seleção.

Sobre ‘baile’ de Messi contra Fernandinho em goleada do Barça

Todo momento que se fala de individualidade, cometemos um erro. Tanto para o bem ou mal. Análise superficial, pequena. Trabalhamos com esporte coletivo. Ações ofensivas e defensivas dependem do conjunto.

Nota da redação: Barcelona venceu o Manchester City por 4 a 0, com três gols de Messi

Recuperação física de Douglas Costa

Douglas tem cinco jogos pela frente. Ele está recondicionado, a resposta técnica foi boa.

Posicionamento de Douglas Costa

Douglas pode trabalhar como quem flutua ou amplitude. Ele tem essa versatilidade. Jogar mais aberto o compor para ser articulador de meio de campo.