Topo

Jornal catalão compara Neymar e CR7 em 2016 e cita "5 grandes diferenças"

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Imagem: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/09/2016 08h57

O jornal catalão “Mundo Deportivo” elogiou Neymar nesta terça-feira (27) ao compará-lo com Cristiano Ronaldo. Citando a dupla como a única capaz de destituir Messi como o melhor jogador do mundo, a publicação contrastou ambos os atacantes e apontou cinco grandes diferenças entre os dois. O camisa 11 do Barça, que assumiu o posto de estrela do clube catalão na ausência do argentino, leva a melhor em todos os tópicos elencados.

O primeiro deles é a diferença de comportamento do brasileiro e do português nos últimos compromissos de suas equipes. Enquanto Neymar foi aplaudido na casa do Sporting Gijón por dar sua camisa a um torcedor portador da síndrome de Down, mesmo após o Barça ter goleado o adversário por 5 a 0 – com dois gols do camisa 11. Por outro lado, Cristiano Ronaldo saiu irritado de campo ao ser substituído por Zidane contra o Las Palmas, gerando uma polêmica que dura dias.

Neymar também começou a temporada melhor que o português. Ambos começaram a jogar um pouco depois do resto dos seus companheiros, por terem recebido férias prolongadas após as participações vitoriosas na Eurocopa e Jogos Olímpicos. O atacante brasileiro fez quatro gols em cinco jogos realizados até agora, enquanto Cristiano Ronaldo tem apenas dois em quatro partidas.

A sintonia com os companheiros de ataque também foi motivo de elogios para Neymar – e críticas para Cristiano Ronaldo. Suárez, Messi e o brasileiro se dividem com 20 gols nas nove partidas realizadas pelo Barcelona até o momento. O português, por sua vez, tem discutido com colegas em campo e o trio de frente do Real Madrid, que também conta com Bale e Benzema, se envolveu em apena seis gols em oito jogos.

A quarta diferença diz respeito às etapas da carreira de cada um dos dois. Aos 24 anos, Neymar está se encaminhando para seu auge físico e técnico, amadurecendo dentro de campo e tomando decisões mais inteligentes coletivamente. Já Cristiano, aos 31 anos, tem sofrido com lesões e tido dificuldades em se manter na melhor forma, apesar de toda sua obsessão em mantê-la.

Por fim, Zinedine Zidane tem elogiado a personalidade do brasileiro a respeito de situações polêmicas, como a que surgiu na última semana de que Neymar provocaria rivais com seus dribles. Treinado pelo francês, Cristiano Ronaldo foi tratado de forma mais rígida por ele, principalmente após a confusão do último fim de semana. “Eu não sou burro e ele é inteligente. Estamos aqui para o mesmo”, disse Zidane sobre sua relação com o português.