Time alemão lança campanha a favor de acolhimento de refugiados
O time alemão St. Pauli colocou em sua página no Facebook uma imagem com a mensagem ‘nenhum humano é ilegal’, uma declaração em apoio aos refugiados. A iniciativa faz parte de uma campanha lançada em conjunto com uma banda The Wakes, da Escócia.
Camisas com o logotipo serão colocadas a venda por 15 euros (R$ 54), mesmo valor de um CD do grupo musical. Todo dinheiro arrecadado será doado para projetos sociais. O pacote com os dois produtos sai por 25 euros (R$ 90).
O projeto é mais uma prova de engajamento social do St Pauli. O time de Hamburgo, que disputa a segunda divisão do Campeonato Alemão, substituiu o patrocinador pela mensagem ‘sem futebol para os fascistas’. O posicionamento contundente ocorreu no início do ano, na semana do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro.
A questão dos refugiados se transformou numa grande questão política na Alemanha e resultou em enfraquecimento da chanceler Angela Merkel. Ela permitiu a entrada de pelo menos 1 milhão de migrantes no país, considerado o mais estável na Europa.
A medida levou a derrota de seu partido em duas das três eleições estaduais realizadas em março deste ano. O descontentamento da população com a decisão de Merkel apareceu na por meio de uma grande votação no Alternativa para a Alemanha (AfD). O partido anti-imigração ficou com 20% dos votos.
A eleição se tornou uma espécie de plebiscito sobre a imigração e tirou força da principal política da Europa, que ainda assim manteve sua posição. Com a campanha, o St Pauli se alinha com a chanceler que ganhou a última eleição com o slogan 'confiem em mim'.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.