Topo

Eleição transforma ídolo em conselheiro do Grêmio. Participação decepciona

Danrlei, ex-goleiro do Grêmio, agora é parte do Conselho Deliberativo do clube - Divulgação
Danrlei, ex-goleiro do Grêmio, agora é parte do Conselho Deliberativo do clube Imagem: Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

24/09/2016 18h34

Dos 32 mil sócios aptos a votar na eleição que renovou 150 nomes no Conselho Deliberativo do Grêmio, apenas 6.555 votaram. Mesmo com disponibilidade e participar do pleito de forma presencial ou pela internet, a participação foi muito aquém do esperado. O resultado confirmou o domínio dos movimentos de situação e a principal novidade foi a entrada do ex-goleiro e ídolo do clube, Danrlei, no Conselho. 

A comissão eleitoral do clube esperava entre 10 e 12 mil votos, computando presenciais e via internet. Mas os números ficaram muito abaixo disso. Foram 4.500 gremistas participando online e 2 mil compareceram na Arena para votar. 
 
Os 150 novos membros do Conselho Deliberativo tomam posse imediatamente e já participam do primeiro turno das eleições presidenciais, marcadas para o fim deste ano. O mandato vai até 2022. Para avançar às eleições diretas, dois ou mais candidatos precisam ultrapassar a cláusula de barreira de 20%. 
 
No pleito do Conselho a cláusula era mais baixa: 15%. Apenas a Chapa 1 - Grêmio do Prata - não conseguiu tal marca. As três demais conseguiram eleger nomes. A que conquistou o maior número de cadeiras foi a Chapa 4 - Juntos somos mais Grêmio. Apoiadores do presidente Romildo Bolzan Júnior levaram 81 lugares. 
 

Torcedores do Grêmio participam de eleição para renovação do Conselho Deliberativo - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A principal novidade foi a entrada do ex-goleiro e atual deputado federal, Danrlei, no Conselho Deliberativo do clube. O antigo camisa 1 não esconde o desejo de se tornar presidente e entrou na nominata da Chapa 2. 
 
"Esperávamos mais participação. Mas tudo transcorreu da melhor forma possível na transmissão do resultado e a lisura do processo. Das quatro chapas, três venceram a cláusula e integrarão o Conselho", disse o presidente do Conselho, Milton Camargo, à Rádio Bandeirantes. 
 

Confira o resultado das eleições do Tricolor: 

Total: 6.455 votos
Chapa 1 - Grêmio que eu quero - 880 (13,63%) - Não ultrapassou a cláusula de barreira
Chapa 2 - Grêmio forte e campeão -  1.272 (19,68%) - Elegeu 34 conselheiros
Chapa 3 - Mais Grêmio - 1.280 (19,83%) - Elegeu 35 conselheiros
Chapa 4 - Juntos somos mais Grêmio - 3.012 46,66% - Elegeu 81 conselheiros
Nulos: 5
Votos em branco: 5