Topo

Pré-Libertadores e dinheiro vetam pré-temporada do Santos nos EUA

Dorival Júnior convenceu a diretoria santista de realizar a pré-temporada no CT Rei Pelé - Divulgação/SantosFC
Dorival Júnior convenceu a diretoria santista de realizar a pré-temporada no CT Rei Pelé Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

23/09/2016 06h00

A pré-temporada do Santos nos Estados Unidos fica cada vez mais distante. A diretoria santista estava empolgada com o convite para disputar dois torneios em janeiro, mas praticamente mudou de ideia por dois motivos: foi convencida pelo técnico Dorival Júnior e por questões financeiras.

Explica-se: o comandante santista sempre foi contra a realização da pré-temporada fora do país. O treinador alegou para a diretoria que o elenco sofreria desgastes físicos para disputar, provavelmente na visão da comissão técnica, a primeira fase da Copa Libertadores da América, conhecida como Pré-Libertadores.

Hoje, por exemplo, o Santos disputaria a Pré-Libertadores, pois o time está na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 45 pontos ganhos, um a menos que o terceiro colocado, o Atlético-MG.

Além de aceitar os argumentos de Dorival Júnior, a diretoria santista desanimou após analisar a proposta dos organizadores da Miami Cup, que sugeriu dois amistosos contra o New York Cosmos, onde Pelé também atuou.

Os organizadores do evento ofereceram 10% da receita liquida de TV e 5% do valor arrecadado com a bilheteria, além de pagar todas as despesas de viagem. A oferta não animou e praticamente acabou com a dvidaú da diretoria em relação a pré-temporada.

Antes disso, a diretoria tentava convencer Dorival de que a pré-temporada nos Estados Unidos seria importante para o clube divulgar a sua marca no exterior. Mas, após a proposta recebida, o clube paulista avaliou que os valores não seriam suficientes para compensar o desgaste físico do elenco.

O Santos negociava a participação em dois torneios nos Estados Unidos em janeiro de 2017 – Miami Cup e Flórida Cup.