Topo

Ronaldo é maior que Zidane, dizem ex-companheiros franceses do brasileiro

Steffen Schmidt/EFE
Imagem: Steffen Schmidt/EFE

Do UOL, em São Paulo

22/09/2016 17h21

Em razão do aniversário de 40 anos do ex-atacante Ronaldo Fenômeno, a revista France Football entrevistou três franceses que foram companheiros do craque na Inter de Milão: Youri Djorkaeff, Mikael Silvestre e Benoit Cauet. Os dois primeiros o compararam a Zinédine Zidane e avaliaram: o brasileiro foi melhor. 

Djorkaeff, parceiro de Ronaldo de 1997 a 99, disse que o atleta "marcou a história do futebol". E acrescentou: "ele é e seguirá sendo um dos maiores do mundo. Por seu jogo, sua atitude, seus feitos. Foi pouco convencional, sem igual. O melhor que conheci. Também tive a oportunidade de jogar com Zidane, mas Ronaldo era diferente. Realmente o melhor com quem joguei".

Único dos três ex-colegas do Fenômeno ainda na ativa, Silvestre, atualmente zagueiro do Portland Timbers (EUA), ampliou as comparações: "Ronaldo foi classe alta. Foi o melhor jogador com quem joguei. Ele tinha velocidade e precisão. Bom, é isso: era um gênio. Eu o coloco acima de Zidane e de Cristiano Ronaldo", opinou. O brasileiro e o defensor francês atuaram lado a lado entre 1998 e 99.

A revista France Footbal é quem organiza o prêmio Bola de Ouro, conferido ao melhor jogador de futebol do ano. Ronaldo foi o escolhido duas vezes, em 1997 e 2002. A título de curiosidade, o craque Zidane conquistou o posto apenas uma vez, em 1998.

Benoit Cauet, apesar de não citar nomes, tratou o aniversariante desta quinta-feira (22) como "o melhor jogador do mundo". Em comparação genérica, avaliou: "Durante a minha carreira, tive a oportunidade de ver grandes jogadores, mas a verdade é que ele tinha algo especial. Ele foi pouco convencional. Foi realmente impressionante ser seu companheiro. Ronaldo era forte, rápido, técnico, um atacante que podia fazer qualquer coisa com a bola e com muita velocidade de execução".