Topo

Guardiola exige desculpas para escalar Touré e é atacado por agente de novo

Reuters / Bobby Yip
Imagem: Reuters / Bobby Yip

Do UOL, em São Paulo

20/09/2016 10h49

 

A declaração do empresário Dimitri Seluk de que Yaya Touré estava sendo humilhado no Manchester City deixou Pep Guardiola irritado a ponto de o treinador exigir desculpas para voltar a escalar o meio-campista marfinense.

Em entrevista nesta terça-feira, o técnico foi duro em sua avaliação sobre a situação do jogador, que não foi inscrito na Liga dos Campeões e está encostado no elenco. Touré voltou a treinar com o grupo na segunda, mas precisará de mais para voltar a jogar pelo Manchester City.

“Ele continuará fora, ao menos que haja um pedido de desculpas, em primeiro lugar, com o clube, depois com os seus companheiros (de Touré) e por último com o treinador. Se não fizer isso, não joga”, disse Guardiola, que condenou as declarações do empresário sem tirar a responsabilidade do jogador pela polêmica.

“Um empresário tem que fazer seu trabalho. Se ele tem um problema, deveria falar com as pessoas no clube", disse.

A exigência de Guardiola logo foi rebatida pelo agente Dimitri Seluk. Segundo ele, não há motivos para ele pedir desculpas. "Bem, eu preciso pedir desculpas pelo que?", disse em entrevista à Sky Sports, antes de voltar a atacar Guardiola.

"Eu vou pedir desculpas a Guardiola se ele pedir desculpas a Pellegrini (antigo técnico do City). Se você é um cavalheiro isso simplesmente não acontece. Ele assinou um novo contrato no ano passado, então ele (Pellegrini) foi empurrado para fora para o Guardiola entrar", disse.
 
"Guardiola também precisa se desculpar com Joe Hart (goleiro que foi emprestado para o Torino). Não é certo vir para a Inglaterra e, em seguida, se livrar de alguns jogadores ingleses. Guardiola quer um novo futuro para Yaya e para Hart, mas eles não querem", continuou, antes de arrematar. "Ele ganhou uns poucos jogos e acha que é um rei".  
 
O novo bate-boca entre Guardiola e Seluk acontece no mesmo dia em que o jogador anunciou sua aposentadoria da seleção marfinense. No comunicado, porém, Touré ressaltou que continuará a serviço do Manchester City.

A polêmica entre Guardiola e Yayá Touré teve início com a decisão do treinador em excluir o marfinense da lista de inscritos do City para a Liga dos Campeões. O jogador já não estava sendo aproveitado pelo técnico na temporada.

Porém, a relação entre os dois já era conturbada há anos. “Guardiola não confiava em mim. Sempre que falávamos, ele me deixava sem resposta e era pouco claro nas justificativas para me deixar fora da equipe”, chegou a afirmar à rádio catalã ONA FM após dois anos de banco de reservas sob comando do técnico.

Touré tinha 25 anos na época e perdeu espaço para Sergio Busquets. Agora, aos 33, tem concorrência de Fernandinho, Gundogan e Fabian Delph, e só terá chances de atuar em competições domésticas como o Campeonato Inglês, a FA Cup e a Copa da Liga.

Diante da situação, o empresário deu a declaração que tirou Guardiola do sério. “Se ele (Guardiola) ganhar a Liga dos Campeões com o City nesta temporada então eu viajarei para a Inglaterra e direi na televisão que é o Pep Guardiola é o melhor treinador do mundo. Mas se o City não vencer a Liga os Campeões, então eu espero que Pep tenha 'colhões' de dizer que ele estava errado em humilhar um grande jogador como Yaya”, disse.