Topo

Encostado no City, Yaya Touré anuncia aposentadoria da seleção marfinense

Jamie McDonald/Getty Images
Imagem: Jamie McDonald/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/09/2016 09h48

Fora dos planos de Pep Guardiola no Manchester City, o meio-campista Yaya Touré também não será visto mais atuando com a camisa da Costa do Marfim. Em comunicado divulgado no site da federação de futebol do país, o jogador anunciou a aposentadoria da seleção.

“Depois de 14 anos no mais alto nível, eu estou certo que este é o tempo certo para mim. O fato de eu ter 33 anos agora, a intensidade dos treinos e o grande números de jogos não são as razões pelas quais eu estou tomando esta decisão”, disse.

Touré se despede da seleção com 113 partidas, Ele estreou em 2004 e assumiu a braçadeira de capitão em 2014. Sua maior conquista veio em 2015, com a conquista da Copa das Nações Africanas.

" Eu gostaria de dizer solenemente que estou parando! É verdade que eu conquistei vários títulos em clubes de diferentes países. Joguei na Bélgica, Ucrânia, Grécia, França e na Espanha, onde eu ganhei o prestigiado título da Liga dos Campeões com o Barça em 2009. E também na Inglaterra, onde eu continuo a jogar", disse.
 
"Com os elefantes, foi ainda mais especial. Eu aprendi a vencer pelo meu país. É por isso que eu sempre terei orgulho em ter conseguido quatro Bolas de Ouro africanas para a Costa do Marfim", completou.
 
Desta forma, a Costa do Marfim terá um desfalque importante na luta por uma vaga na Copa do Mundo de 2018. O país disputará o grupo C das Eliminatórias Africanas ao lado de Mali, Marrocos e Gabão.
 
Em seu clube, Touré também não deve aparecer tão cedo em campo. Encostado por Guardiola, ele não foi inscrito na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa e deve ser negociado na próxima janela de transferências do futebol europeu, em janeiro. O técnico exigiu desculpas para voltar a relacioná-lo após uma polêmica com o seu empresário.