Topo

Europeus querem Mundial de Clubes a cada 2 anos e fim de C. Confederações

Associação de times europeus cita desgaste e pede intervalo maior para Mundial de Clubes - AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI
Associação de times europeus cita desgaste e pede intervalo maior para Mundial de Clubes Imagem: AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI

Do UOL, em São Paulo

17/09/2016 09h14

A ECA (Associação Europeia de Clubes) ofereceu à Fifa um novo modelo de Mundial de Clubes. A entidade que representa os grandes da Europa quer que o torneio seja disputado a cada dois anos, e não mais anualmente. A informação é do jornal Mundo Deportivo. A ideia da ECA é fazer um “Super Mundial de Clubes”, com até 24 times.

O plano do novo Mundial de Clubes teria oito times europeus, oito sul-americanos, e os demais com as outras confederações. Os dois últimos vencedores de Liga dos Campeões e Libertadores teriam  vagas asseguradas na competição.

O modelo atual é disputado no Japão e reúne os campeões dos continentes, além de um time do país sede campeão nacional. Já o modelo proposto pelos europeus não teria o Japão como sede fixa, alterando a cada competição.

A criação de um Super Mundial é vista pela ECA como uma maneira de amenizar o desgaste dos clubes europeus, que costumam ceder atletas para competições de seleções.

Paralelamente à proposta de um novo Mundial, a ECA pede o fim da Copa das Confederações, torneio que envolve as seleções campeãs de cada continente.