Topo

Revista confirma fim de parceria com Fifa por prêmio "Bola de Ouro"

AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 08h08

A revista "France Football" anunciou nesta sexta-feira que encerrou a parceria com a Fifa e voltará a distribuir o prêmio Bola de Ouro de forma independente, como era feito até 2009. A publicação diz que anunciará todos os detalhes sobre a nova premiação na próxima terça-feira.

A confirmação já era esperada desde quinta-feira, quando jornais espanhóis noticiaram que a Fifa e a France Football negociavam há meses a continuidade do parceria, mas elas não se concretizaram. Assim, a eleição de melhor jogador de 2016 já voltará a ter dois troféus de grande prestígio.

Segundo a imprensa espanhola, o novo presidente da entidade, Gianni Infantino, tinha em mente um prêmio maior com um evento de gala itinerante, que seria realizado em Londres neste ano, e não em Zurique como ocorreu nos últimos anos.

De acordo com o “Mundo Deportivo”, o nome deve voltar a ser “Fifa World Player”, alcunha usada até a unificação com a Bola de Ouro, parceria que durou de 2010 a 2015.

A Bola de Ouro é uma premiação muito mais tradicional que a da Fifa, pois começou a ser oferecida em 1956, a partir de uma ideia de jornalistas da France Football, que queriam premiar o melhor jogador da Europa. Apenas jogadores nascidos no continente receberam o troféu promovido pela revista até o liberiano George Weah conquistá-lo em 1995, quando defendia o Milan. 

É esperado que a France Football volte a definir o prêmio de melhor do mundo a partir da votação apenas de jornalistas selecionados por ela, assim como era feito antes da parceria com a Fifa. Essa era uma das principais divergências entre a entidade e a revista, já que desde a junção o troféu era definido também com votos de treinadores e capitães de cada seleção nacional.

A Fifa ainda não se pronunciou oficialmente sobre a questão e não disse como deve reorganizar o prêmio. Segundo o jornal "Marca", a intenção de Infantino é seguir o que era feito na Bola de Ouro e limitar a votação a jornalistas.