Topo

Iniesta conta em biografia que pior dia de sua vida foi na base do Barça

AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo

03/09/2016 14h47

Um dos maiores ídolos do Barcelona admite ter algumas lembranças muito ruins das categorias de base do clube. Em sua biografia, o meio-campista Andrés Iniesta conta que o pior dia da sua vida foi em La Masia

“Parece absurdo, mas é certo que passei o pior dia de minha vida em La Masia. Assim senti na ocasião e assim sinto agora, com a mesma intensidade, como se o tempo não tivesse passado”, conta o meio-campista, que chegou à base do clube com 17 anos em 2001.

Iniesta nasceu em Fuentealbilla e deu os primeiros passos no futebol na base do Albacete, clube de cidade homônima que fica a menos de 50km de sua terra natal. Quando passou a jogar pelo Barcelona, no entanto, a distância para a família passou a ser dez vezes maior pois a capital da Catalunha ficava a 466 km da casa do jogador. Daí a dificuldade de adaptação.

“Senti-me perdido, como se tivessem arrancado algo de dentro de mim. Foi um momento muito duro. Eu queria estar ali, sabia que era o melhor para o meu futuro, claro, mas tive que me separar de minha família, não vê-los todos os dias, não senti-los perto. É muito duro”, recorda Iniesta.

O sacrifício deu muitos frutos, e boa parte destes também são retratados no livro que conta a história de Iniesta, como os oito títulos de Campeonato Espanhol e o ouro na Copa do Mundo de 2010. O lançamento da obra será nesta segunda-feira (05) na Espanha, mas não há previsões sobre tradução para o português.