Topo

Liverpool diz que interesse em Luan é invenção: "História falsa"

Luan não recebeu proposta oficial para deixar o Grêmio, segundo presidente do clube - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Luan não recebeu proposta oficial para deixar o Grêmio, segundo presidente do clube Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Dassler Marques e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

31/08/2016 12h34

Em meio a notícias de um suposto interesse em Luan, o chefe de scouting do Liverpool na América Latina, Fernando Troiani, resolveu se manifestar. Em depoimento exclusivo ao UOL Esporte, ele disse que o clube inglês jamais fez proposta pelo atacante gremista que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Troiani ainda definiu tal situação como 'invenção' e 'história falsa'. 

"É de amplo conhecimento que a imprensa (tanto no Brasil quanto na Espanha) está informando, sem sustento nenhum, que o Liverpool está interessado, e que até que fizemos uma proposta (por Luan). Não sabemos onde é que essa invenção se gerou. Porém eu posso assegurar que não é verdade. Sabemos que a diretoria do clube portoalegrense não tem nada a ver com isso, e estimamos que o empresário do atleta também não. Porém achamos bem pouco profissional divulgar rumores inexatos", afirmou ao UOL Esporte. 
 
A especulação de interesse e possível proposta do Liverpool surgiram através do agente de Luan. Entre as publicações que divulgaram está o inglês The Telegraph e o espanhol Marca.  O Grêmio repetiu inúmeras vezes que não tem proposta alguma, seja do Liverpool ou de outros clubes, pelo jogador. Barcelona e Leicester City já foram citados como supostamente interessados. O primeiro acompanha o jogador há bastante tempo e chegou a se reunir com o empresário do atleta, mas não firmou oferta. O Leicester nem isso. 
 
A exemplo do Barça, o Liverpool admite que acompanha o futebol de Luan, mas isso não o faz interessado na contratação. 
 
"Conhecemos o Luan desde antes de sua afirmação no Grêmio, temos acompanhado e acreditamos que ele não precise de ninguém fabricando história falsa para continuar o valorizando no mercado. Sem dúvida ele pode ser vendido sem esse tipo de 'ajuda'", acrescentou Troiani. 
 
Pesaria contra Luan, ainda, o critério para contratações na Premier League. O jogador precisaria ter um número mínimo de convocações para a seleção principal do Brasil. Até hoje, não foi chamado. Caso algum clube de lá tenha real interesse, precisaria entrar com um pedido no Tribunal da Federação comprovando a importância do atleta para conseguir uma exceção a esta regra 
 
Destaque da seleção olímpica do Brasil, Luan está valorizado no Grêmio. Na terça-feira, o presidente Romildo Bolzan Júnior informou que o preço para uma eventual venda subiu. Com base nos valores das negociações de Gabigol para a Inter de Milão e Gabriel Jesus para o Manchester City, o mandatário gremista quer mais de 33 milhões de euros (R$ 118,8 milhões na cotação atual) para abrir conversa.