Topo

Técnico da Bélgica diz que não fará volante parar de fumar: 'É coisa dele'

Marc Wilmots diz que Nainggolan (foto) fuma, e até ajuda jogador em concentrações - Claudio Villa / Getty Images
Marc Wilmots diz que Nainggolan (foto) fuma, e até ajuda jogador em concentrações Imagem: Claudio Villa / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/06/2016 17h24

O volante Radja Nainggolan é uma dos titulares da equipe da Bélgica na Eurocopa 2016, disputada na França. E nem mesmo um detalhe bastante restrito entre jogadores de futebol deve ameaçar sua vaga na equipe do técnico Marc Wilmots: o cigarro.

A garantia foi dada pelo próprio Wilmots em entrevista à rede de TV belga Sporza. Segundo o treinador, o camisa 4 não será cobrado a respeito do fumo enquanto continuar se dedicando em treinos e jogos.

“Eu confirmo: Radja fuma. É um hábito que muitos têm na França e na Itália. Se ele tem necessidade, não vou impedí-lo”, disse Wilmots. “Sou flexível a respeito disso. O corpo é dele. Desde que jogue bem em campo, não é problema nenhum para mim”, completou.

Em sua entrevista, Wilmots assegurou que nenhum outro atleta de seu elenco na Eurocopa fuma. Por isso, admite até dar uma forcinha para que Nainggolan consuma alguns (poucos) cigarros por dia.

“Sempre que há concentração, peço para ele um quarto com sacada, para que não disparem os alarmes de fumo. Se ele costumasse fumar cinco ou seis cigarros em um dia, acredito que poderia destruir o quarto”, disse Wilmots. “Mas também quero dizer que ele é o único jogador da Bélgica que fuma.”

Embora não crie empecilhos para que o volante da Roma fume, Wilmots admite que gostaria que o jogador se cuidasse para jogar por mais tempo. “É problema dele. Se quer jogar até os 30 ou até os 35, é problema dele”, resumiu.

Ao longo da Euro 2016, Nainggolan foi titular na derrota para a Itália (2 a 0), sendo substituído no segundo tempo. Na vitória sobre a Irlanda (3 a 0), saiu do banco de reservas no segundo tempo para substituir Moussa Dembélé. Na terceira rodada, atuou durante os 90 minutos da vitória (1 a 0) sobre a Suécia.

Nas quartas de final, a Bélgica enfrenta a Hungria. O jogo acontece no domingo (26), em Toulouse.