Topo

Chile "leva" 3 horas e meia para vencer Colômbia e ir à final da C. América

Veja os gols (e o dilúvio) da vitória do Chile sobre a Colômbia

UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

23/06/2016 01h15

O Chile levou 45 minutos para decidir a partida, mas três horas e meia para confirmar a classificação para a final da Copa América Centenário. Nesta quarta-feira (22), a equipe venceu a Colômbia por 2 a 0, em um duelo afetado pela forte tempestade que caiu na cidade de Chicago e fez com que o confronto fosse interrompido por duas horas.

Antes da tempestade, Aránguiz e Fuenzalida colocaram o Chile à frente no marcador, ambos no primeiro tempo. A partida ainda teve a expulsão de Carlos Sánchez, no começo da segunda etapa.

Na final, o Chile reencontrará a Argentina, no domingo (26), em Nova Jersey, às 21h, horário de Brasília. Já a Colômbia fará a disputa de terceiro lugar com os Estados Unidos, um dia antes, em Phoenix.

Chile decide em 10 minutos

Jogadores do Chile comemoram gol marcado contra a Colômbia - AP Photo/Nam Y. Huh - AP Photo/Nam Y. Huh
Imagem: AP Photo/Nam Y. Huh

Depois de fazer 7 a 0 no México, o Chile começou com tudo contra a Colômbia. Em apenas 10 minutos de partida, os chilenos balançaram as redes em duas oportunidades, praticamente definindo o duelo.

Ao 6 minutos, Fuenzalida cruzou, Cuadrado não conseguiu cortar e a bola caiu no pé de Aránguiz. O ex-jogador do Internacional apareceu sozinho para abrir o placar. Quatro minutos mais tarde, Sánchez avançou pela esquerda e chutou na trave de Ospina. No rebote, Fuenzalida mandou para o fundo do gol.

Expulsão atrapalha reação colombiana

Carlos Sanchez é expulso no jogo Colômbia x Chile pela semis da Copa América - Nelson Almeida/AFP Photo - Nelson Almeida/AFP Photo
Imagem: Nelson Almeida/AFP Photo

Com o reinicio do segundo tempo, a Colombia voltou melhor para a partida. Logo aos 2 minutos, uma polêmica: Jara tentou desarmar Torres e derrubou o volante dentro da área. O árbitro, no entanto, mandou o jogo seguir, para desespero dos colombianos.

Aos 11 minutos, no entanto, a tentativa de reação sofreu um duro golpe. Carlos Sánchez tentou pressionar a saída de bola de Aránguiz e cometeu falta. O árbitro Joel Aguilar mostrou o segundo cartão amarelo e expulsou o jogador colombiano.

Duas horas depois...

Funcionários usam rodo para tirar a água do Soldier Field, local da partida entre Colômbia e Chile - Nuccio DiNuzzo/Chicago Tribune via AP - Nuccio DiNuzzo/Chicago Tribune via AP
Imagem: Nuccio DiNuzzo/Chicago Tribune via AP

Uma tempestade atingiu a cidade de Chicago e fez com que o duelo corresse sério risco de ser adiado. No intervalo do confronto, o placar do estádio anunciou que as condições climáticas eram perigosas e as pessoas deviam procurar abrigo imediatamente.

 

 

Depois de duas horas de paralisação e muitas dúvidas, a chuva parou e possibilitou o reinicio do duelo. Para conter a água no gramado, a organização do torneio fez uso do bom e velho rodo.

James aparece, mas só para fazer falta

James Rodríguez lamenta durante a partida entre Chile e Colômbia - AFP PHOTO / ALFREDO ESTRELLA - AFP PHOTO / ALFREDO ESTRELLA
Imagem: AFP PHOTO / ALFREDO ESTRELLA

Principal nome da Colômbia, James Rodríguez não conseguiu fazer uma atuação suficiente para levar seu time à final do torneio. Em uma atuação apagada, o meia apareceu apenas aos 44 minutos, quando deu um carrinho em Pulgar e recebeu cartão amarelo.

Duas invasões em campo

Torcedor é capturado depois de invadir o campo da partida entre Colômbia e Chile - AFP PHOTO / Nicholas Kamm - AFP PHOTO / Nicholas Kamm
Imagem: AFP PHOTO / Nicholas Kamm

Entre tantas coisas inusitadas que aconteceram durante a partida, duas se destacaram: as invasões de torcedores em campo. A primeira aconteceu na interrupção por causa da tempestade. Um torcedor começou a correr em campo e foi perseguido por uma série de seguranças, que só o capturaram quando ele tentou voltar para a arquibancada.

No final do jogo, uma nova invasão: um torcedor percorreu o campo, driblou os seguranças e partiu em direção ao gol chileno. No caminho, no entanto, não conseguiu passar pelo último segurança, acabando no chão.

De novo a Argentina

Copa América 2015: Chile x Argentina - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Chile e Argentina decidiram a Copa América de 2015; na ocasião, chilenos foram campeões
Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

O confronto na final da Copa América Centenário será o mesmo da decisão da Copa América de 2015. Na ocasião, o Chile saiu como vencedor contra a Argentina, em um duelo decidido nos pênaltis. Aquele foi o primeiro e, até o momento, único título da história da seleção chilena.

As duas equipes se enfrentaram na fase de grupos da atual edição do torneio. Na ocasião, a Argentina venceu por 2 a 1.