Topo

Criticado por Dunga, Gabriel Jesus atende CBF e prepara documentação

Gabriel Jesus não reuniu os documentos necessários para viajar aos EUA - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Gabriel Jesus não reuniu os documentos necessários para viajar aos EUA Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Danilo Lavieri e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Denver (Estados Unidos)

28/05/2016 14h58

Dunga criticou abertamente jogadores que não apresentaram documentação suficiente para integrar a seleção nos Estados Unidos para a disputa da Copa América. O técnico não citou nomes, mas um dos atletas que deixou de servir o time por falta de documentos é o atacante Gabriel Jesus, que estava na pré-lista.

Em entrevista coletiva, Dunga declarou que os jogadores precisam ter maior comprometimento no preparo de seus documentos já prevendo convocações para o exterior.

“Nós fizemos lista de 40 jogadores, passei lista para o Gilmar, ele repassou para os clubes. A lista continha a documentação que precisávamos, toda uma série de documentos que necessita. No momento em que estávamos dando baixa, observamos questão técnica, questão de experiência, liderança, como o jogador está dentro da seleção, aquilo que pode contribuir. Nós temos repetido que jogadores têm que estar sempre em contato com a CBF e pronto. Quando eu falo pronto, não é somente física e tecnicamente. Como estamos fora do Brasil, também ter que ter os documentos”.

O nome de Gabriel Jesus como um dos que deixou de integrar a seleção por falta de documentação internacional foi confirmado pelo coordenador técnico da seleção, Gilmar Rinaldi. Segundo o Palmeiras, o visto do atleta estará resolvido até a próxima terça-feira, pois segunda é feriado nos Estados Unidos. O processo, de acordo com o clube, está bem encaminhado. 

Até em virtude do problema encontrado para convocar jogadores, Dunga chamou às pressas o meio-campista Kaká, que atua nos Estados Unidos. Kaká defende o Orlando City e se apresentou ao selecionado nacional poucas horas depois de ter seu nome oficializado pela CBF.

Kaká será relacionado para o amistoso contra o Panamá, domingo, às 22h30 (horário de Brasília), em Denver.

“A escolha do Kaká. Primeiramente é a questão técnica”, adiantou Dunga, que em seguida levou em consideração o fato de Kaká ter documentação para se apresentar rapidamente ao elenco que está nos Estados Unidos para a competição.

“Outros poderiam estar, mas não tinha documentação. Todos nós estamos cobrando postura nova. Temos que ter profissionalismo. A meritocracia vem em primeiro lugar numa convocação, mas também ser levada em conta a organização e profissionalismo”, disse.