Topo

Grêmio terá reforço do Flamengo e sonha com peruano

Carlos Augusto Zambrano (d) é o sonho do Grêmio para fechar setor defensivo - EFE/EPA/FREDRIK VON ERICHSEN
Carlos Augusto Zambrano (d) é o sonho do Grêmio para fechar setor defensivo Imagem: EFE/EPA/FREDRIK VON ERICHSEN

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/05/2016 06h00

O setor que mais recebia críticas do Grêmio até o início do Brasileirão começou como o melhor entre os 20 participantes do campeonato. Único a não sofrer gols depois de duas rodadas, o Tricolor ainda receberá reforços. A 'reforma', que parece já ter dado resultado conta com as chegadas de Wallace, do Flamengo, e Zambrano, do Eintracht Frankfurt, da Alemanha. 

O problema imediato parece ter sido solucionado. Com muitos treinamentos de posicionamento e a exigência de imposição na bola aérea, o técnico Roger Machado acredita que solucionou o principal defeito do time. Sem mexer em praticamente nada. A única troca no quarteto titular foi a entrada de Edílson no lugar de Ramiro. 
 
"Melhoramos na parte defensiva. Não sofremos gols há dois jogos. Isso também é importante para o resgate da confiança da torcida no time", disse o treinador. 
 
Mas o setor não vai ficar assim. O clube está acertado com o Flamengo e com Wallace para chegada imediata. O jogador assinará contrato de três anos e custará R$ 3,2 milhões ao cofre azul, branco e preto. 
 
E a contratação dele tranquiliza os cartolas para a investida mais importante: Carlos Augusto Zambrano. O peruano de 26 anos que joga no Eintracht Frankfurt é o alvo pretendido para dar novo status ao setor. Porém, se for contratado, só poderá atuar depois da abertura da janela de transferências internacionais, em 20 de junho. A partir da décima rodada do Brasileiro. 
 
O Grêmio já procurou os responsáveis pela carreira do atleta, mas ainda não formalizou proposta. Zambrano não foi convocado para a Copa América e o Tricolor vê benefício nisso. Espera conseguir a concretização do acordo o quanto antes. 
 
Ao mesmo tempo, duas saídas são dadas como praticamente definidas. O primeiro é Werley, que atuará no Figueirense por empréstimo até o fim de seu vínculo com o Grêmio. O segundo é Bressan, que não se acertou com o Coritiba mas não está nos planos para o restante da temporada. 
 
Sendo assim, a única defesa que não levou gols até agora no Brasileirão ainda tende a receber novos jogadores. As mudanças, sob ótica gremista, podem consolidar o time como candidato a quebrar o jejum de títulos importantes que dura desde 2001. 
 
A próxima partida será diante do Atlético-MG, na quinta, em Belo Horizonte.