Topo

Barça pode fechar acordo para livrar dirigentes no "caso Neymar", diz rádio

David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/05/2016 18h42

O Barcelona pode estar a caminho de fechar um acordo jurídico no "caso Neymar". A rádio Barcelona mostrou na noite desta terça (24) que o clube espanhol e a Justiça estão conversando sobre o acordo. 

A ideia é manter a acusação ao clube como pessoa jurídica e retirar as acusações que podem levar à prisão do ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell e do atual presidente Josep Maria Bartomeu. Se o acordo acontecer, o Barcelona teria que pagar, como valor mínimo, 14 milhões de euros que são reclamados de imposto. Estes 14 milhões já estariam, inclusive, autorizados nas contas do Barcelona. 

O jornal Mundo Deportivo mostra que o possível acordo pode ser a explicação do atraso para que a acusação apresente denúncia judicial e, por consequência, seja apresentada uma defesa. O certo é que o juiz do caso, Vilá Mayo, ainda não pediu que as partes apresentem seus relatórios, o que deveria ter sido feito em abril. 

O processo na Justiça da Espanha:

O Ministério Público espanhol considerou fraudulento o acordo e quer explicações sobre a origem dos 40 milhões de euros recebidos pela família na transação.

Os 40 milhões pagos pelo Barcelona à família Neymar foram depositados da seguinte forma: 10 milhões de euros foram depositados pelo Barça, em 2012, quando ele ainda não defendia o time da Espanha. O dinheiro de adiantamento foi depositado em uma empresa aberta pelo atleta.

Os 30 milhões restantes foram pagos pelo Barcelona em outra empresa de Neymar nos anos de 2013 e 2014 (quando ele já atuava pelo clube espanhol). Desde que as cifras foram levantadas pela Justiça, Neymar e Neymar Pai negam veementemente ter havido fraude e sonegação fiscal e alegam que os 40 milhões recebidos são referentes à comissão e direitos de imagem.

Para as Justiças brasileira e espanhola, esses pagamentos exclusivos a Neymar foram uma manobra para driblar o fisco e os então donos dos direitos econômicos (Santos, DIS e Teísa).

Oficialmente, o Santos havia declarado logo após o acerto com o Barcelona que a negociação representou 17,1 milhões de euros. Ou seja: menos do que a metade do depositado nas empresas de Neymar.

Posteriormente ao anúncio do Santos de que Neymar teria sido vendido por 17 milhões de euros, o clube catalão declarou que a contratação de Neymar havia custado 57 milhões.

Pressionada na época, a diretoria do Barça informou que os pagamentos relacionados ao jogador somaram 85 milhões de euros. Isso incluía custos indiretos como luvas, amistoso com o Santos, recursos para instituto Neymar e salários.