Topo

Messi, Neymar e Suárez não bastam: Barça está atrás de atacantes

Lacazette, atacante do Lyon e da França, está na lista de possíveis reforços do Barça - PHILIPPE DESMAZES/AFP
Lacazette, atacante do Lyon e da França, está na lista de possíveis reforços do Barça Imagem: PHILIPPE DESMAZES/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/04/2016 06h00

Onde estaria o trio de ataque do Barcelona, Messi, Suárez e Neymar, no ranking dos maiores ataques de todos os tempos? É o que se discute há cerca de um ano no mundo da bola. Entre as diversas opiniões, um consenso: eles são a formação ofensiva mais letal da atualidade.

Apesar disso, como se viu nos momentos de dificuldade do clube na temporada, o trio MSN não basta ao Barcelona. Além deles, o elenco profissional conta apenas com mais dois atacantes, Sandro Ramírez e Munir El Haddadi, ambos formados nas categorias de base, que não têm substituído à altura nenhuma das três estrelas da companhia.

Dessa forma, o Barcelona está à procura de atacante para fortalecer seu elenco na próxima temporada europeia. Além da falta de opção de alto nível técnico, há também a preocupação com a sobrecarga física imposta ao trio MSN. E começam as especulações sobre os reforços na Catalunha.

Um nome que surge com peso é o do atacante Alexandre Lacazette, do Lyon e da França, que segundo o jornal fracês L’Équipe seria o nome procurado para a posição de Suárez. Ele tem 20 gols na temporada europeia e marcou seis gols nas últimas sete partidas.

Outra possibilidade de reforço seria Nolito, do Celta de Vigo, cuja transferência ao Barça foi especulada pela imprensa catalã, leia-se Mundo Deportivo e Sport, ao longo de toda a temporada. Mas segundo as próprias publicações o negócio “esfriou” recentemente.

Mais um nome que interessaria ao Barça é o do jovem Paulo Dybala, que, segundo o jornal italiano Tuttosport, chegou a receber proposta de R$ 350 milhões na janela do meio da temporada europeia. Aos 22 anos, o argentino faz grande primeira temporada em Turim e chegou a afirmar quando jogava pelo Palermo que “iria ao Barcelona nadando”.

Além destes, há a grande possibilidade do repatriamento de Denis Suárez, meia com passagem pelo Barcelona B que poderia atuar no ataque, eventualmente, no lugar de Neymar ou Messi.

Suárez faz boa temporada com o Villarreal, é um dos destaques do time na Liga Europa e tem inclusive cláusula de venda ao Barcelona até julho por três milhões de euros. O valor, equivalente a pouco mais de R$ 10 milhões, é considerado baixo nos padrões atuais do mercado da bola. E, segundo a própria diretoria do clube, é grande a chance da chegada do jogador.

Por fim, segundo o jornal Sport, Juan Cámara, jovem formado nas categorias de base do Barça, deve ser levado ao elenco profissional na próxima temporada. De todo modo, o cenário que se apresenta é que Messi, Suárez e Neymar terão novos companheiros de ataque a partir de agosto. E Luis Enrique terá mais opções no banco de para rodar o elenco sem perder muito em nível técnico, o que não foi possível na atual temporada.