Topo

Contratação de destaque do Audax expõe força de Cuca no Palmeiras

Cuca já comandou dez mudanças no elenco do Palmeiras em menos de 50 dias - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cuca já comandou dez mudanças no elenco do Palmeiras em menos de 50 dias Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 12h05

Duas contratações, seis saídas e duas promoções de jogadores em pouco mais de 20 dias. Todas realizadas após pedidos e determinações do técnico Cuca, que lidera a reformulação do elenco montado pelo diretor Alexandre Mattos desde dezembro de 2014.

Após a chegada de Cuca, dia 14 de março deste ano, porém, as mudanças no clube passaram a ser idealizadas pelo treinador e colocadas em prática pelo dirigente. Na noite desta quinta-feira, o clube acertou a contratação do meia/lateral Danilo Tche Tche, destaque do Osasco Audax, finalista do Paulistão -- o atleta se apresentará depois das decisões contra o Santos (último jogo será dia 8 de maio).

A negociação foi iniciada após uma solicitação de Cuca. "Respondo desde o dia que cheguei em diante. Eu gosto e sei fazer montagens. Tenho apoio aqui do Alexandre, do presidente, e sei que essa montagem traz algum desconforto. É o natural do futebol", disse o treinador na última quarta-feira.

Para trazer Tche Tche, jogador que marcou um gol na semifinal contra o Corinthians, o Palmeiras agiu rápido e superou rivais, como o próprio clube corintiano e o Santos. O jogador tem contrato por mais duas semanas com o Audax -- isso facilitou a ação de Mattos.

Jogadores com perfil de Cuca

O perfil de Tche Tche, além disso, agrada a Cuca, que sempre dá preferência a jogadores versáteis e rápidos. Essa é, inclusive, a nova linha de trabalho a ser implantada pelo treinador nos próximos dias, até a estreia no Campeonato Brasileiro, no próximo dia 14.

Fabrício, por exemplo, emprestado ao Palmeiras pelo Cruzeiro, em uma troca dupla, também atua como lateral e meia -- no Palmeiras, ele desempenhará papel importante no meio-campo, como Cuca idealizou.

Na transação, o Palmeiras acertou o empréstimo do lateral Fabiano, que também pode jogar na zaga, como fez na Chapecoense, em 2014. Na troca, Robinho e Lucas deixaram o clube paulista.

Mais quatro atletas deixaram o time: o meia Fellype Gabriel, cujo contrato foi rescindido, além do zagueiro Nathan, do lateral direito Lucas Taylor e do lateral esquerdo Victor Luiz, todos emprestados a outras equipe -- os dois primeiros ao Criciúma e o último ao Botafogo. 

"É o natural do futebol, se não encarar a estrada como estamos encarando você não sai do lugar. O que vai responder pelo certo ou não é o resultado final", disse Cuca, que ainda decidiu promover dois jogadores da base (o zagueiro Augusto e o meia Vitinho).

Cuca ressaltou ainda a importância do período sem jogos. O tempo livre ajuda o treinador a pensar na montagem do time e trabalhar os aspectos tático, técnico e físico. O elenco fará parte da preparação fora da capital paulista, também por determinação do técnico.

"Tenho pensado em montar meu time agora. Temos a confiança de estar fazendo a coisa certa, mesmo que não agrade todo mundo. Montagem não agrada a todos, mas o importante é ter convicção do que está fazendo. E a gente tem", finalizou Cuca.