Topo

CBF anuncia que adotará regras revisadas do futebol

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 15h27

A CBF anunciou nesta sexta-feira (29) adotará, em todas suas competições, o novo livro de regras do futebol assim que for concluído o treinamento e atualização dos árbitros nacionais. A revisão das regras foi definida de forma unânime pela subcomissão técnica da International Football Association Board (IFAB) no último dia 5 de março.

No comunicado publicado no site da confederação é explicado que as novas diretrizes, como a não expulsão de jogadores autores de faltas dentro da área que não segurarem, puxarem ou empurrarem o adversário, não tentarem jogar a bola, e não cometam uma infração passível de cartão vermelho em qualquer parte do campo, ficarão ativas em breve.

Wilson Seneme, ex-árbitro, instrutor Fifa e membro da Comissão de Arbitragem da Conmebol, declarou que o Campeonato Brasileiro já levará o novo texto em consideração, mas alertou que não são poucas as mudanças, destacando algumas, como a citada anteriormente, como mais relevantes.

“Por isso nós da escola nacional estamos tendo muito trabalho para que os Campeonatos Brasileiros de todas as séries iniciem com máximo possível de pessoas do meio do futebol já orientadas sobre esse novo texto”, afirmou.

Outra alteração relevante explicada por Seneme foi a da marcação de faltas fora dos limites de campo. Agora, se uma infração for cometida além das linhas laterais ou da linha de fundo, embora a bola esteja dentro de campo, o árbitro deve assinalar a falta sobre a linha, na altura do incidente. Se isso ocorrer dentro dos limites da área, o resultado é uma penalidade.

Competições como a Copa América Centenário e a Eurocopa também utilizarão as novas regras.