Topo

Torneio amistoso? Flu e Atlético-PR buscam título da polêmica Primeira Liga

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/04/2016 06h00

Os criadores da Primeira Liga esperavam promover uma verdadeira revolução no futebol brasileiro. A verdade é que tal revolução ainda não ocorreu. Tanto que a Liga é oficialmente para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apenas uma competição amistosa. Na prática, no entanto, o torneio caiu nas graças do torcedor, que anseia pelo primeiro título da nova liga. O campeão será conhecido após a partida desta quarta-feira, às 21h45, em Juiz de Fora.

A ansiedade se espalha pelos jogadores de ambos clubes. No Fluminense, que tem a vantagem do mando de campo, a única decepção é a ausência do Maracanã, o que deixaria a disputa ainda mais valorizada. Com isso, o duelo foi levado para o estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG), onde o Tricolor conseguiu a classificação diante do Criciúma para as semifinais diante do Internacional – a semifinal foi em Brasília.

“Quando terminou o jogo contra o Inter, em Brasília, nós jogadores comentamos que a decisão poderia ser no Maracanã. Uma final desse tamanho tem que ser num estádio bacana, de Copa, não desmerecendo Juiz de Fora, que tem um belíssimo estádio, você vê que é bonito o lugar lá, mas aqui é nossa casa. Lá [em Juiz de Fora] faremos nossa segunda casa, pois, tenho certeza, que o torcedor comparecerá em peso. Mas o ano é para isso. Estamos enfrentando essas viagens e o mais importante é estarmos juntos e, independentemente de campo, ganhar os jogos. Se Deus quiser, nos consagrarmos com o título”, disse Cícero.

Pelo lado do Atlético-PR, o título da Primeira Liga é um objeto de desejo dos atletas. O capitão e principal líder do elenco, o goleiro Weverton está no clube desde 2012 e ainda não sabe o que é soltar o grito de campeão. Se depender do otimismo do jogador, o torcedor do Rubro-negro pode se animar.

“Basta, agora, dar o último e grande passo, que é conquistar o título. Das três competições que a gente tinha no primeiro semestre, estamos na final de uma [Primeira Liga], na semifinal de outra [estadual] e disputando bem a Copa do Brasil. Então, tem tudo para ser um ano muito bom, a gente espera que os títulos venham para que o torcedor possa comemorar e nós, jogadores, também. Eu, que estou aqui há muito tempo, preciso disso também para que possa ficar na história do clube. Espero que quarta-feira possa ser um dia inesquecível para mim com este título”, afirmou o goleiro.

Curiosamente, o duelo Fluminense x Atlético-PR não é uma novidade na competição. O jogo marcou a estreia das equipes na Primeira Liga. No duelo, Fred se envolveu em confusão com o lateral direito Léo e acabou agredindo o adversário. Ambos foram suspensos da competição e estão fora da decisão. Na oportunidade, os paranaenses levaram a melhor e venceram por 1 a 0 no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

FLUMINENSE X ATLÉTICO-PR

Data e hora: 20/04/2016, quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Helton Nunes (SC)

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Cícero, Gustavo Scarpa e Gerson; Osvaldo e Magno Alves. Técnico: Levir Culpi

ATLÉTICO-PR
Weverton; Eduardo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Jadson, Otávio e Vinícius; Marcos Guilherme, Nikão e Walter. Técnico: Paulo Autuori