Topo

Rendimento de trio Messi, Neymar e Suárez despencou 78% desde a data Fifa

Sorrisos, gols e assistências do trio do Barcelona sumiram após os jogos das seleções - Quique García / EFE
Sorrisos, gols e assistências do trio do Barcelona sumiram após os jogos das seleções Imagem: Quique García / EFE

Do UOL, em São Paulo

14/04/2016 09h19

A última data Fifa, na semana final de março, foi a primeira da temporada em que todos os integrantes do trio de ataque do Barcelona representaram seus países. Messi, Neymar e Suárez viajaram e defenderam Argentina, Brasil e Uruguai nas Eliminatórias Sul-Americanas. E desde que voltaram, não renderam mais.

A má fase recente do Barça, que culminou com a eliminação na Liga dos Campeões diante do Atlético de Madri nas quartas de final, tem tudo a ver com o "sumiço" de seu trio estelar. Os números mostram que a queda de rendimento nas quatro partidas após a data Fifa foi de impressionantes 78%.

Antes da parada para jogos das seleções, o tridente marcou 109 gols em 48 jogos nos quais pelo menos um deles estava em campo. A média foi de 2,27 gols por partida. Já nos quatro jogos posteriores, foram só dois gols - ambos de Suárez, na ida contra o Atlético - para uma média de 0,5 por duelo.

Se as assistências forem levadas em conta, a piora é ainda mais significativa. O trio, que distribuiu 51 passes para gol antes da data Fifa, não deu nenhuma assistência nas últimas quatro partidas.

Assim, não é de se espantar que o Barça tenha vencido só um desses quatro jogos (2 a 1 sobre o Atlético, na ida) e perdido os outros três (2 a 1 para o Real Madrid, 1 a 0 para a Real Sociedad e 2 a 0 para o Atlético).

Messi aparentemente lento e disperso; Neymar abusando da individualidade e da irritação; e Suárez até mantendo seu estilo brigador, mas sofrendo com a piora de seus companheiros. Se o Barcelona ainda quer títulos na temporada - está vivo no Espanhol e na Copa do Rei -, os três terão que superar o "vírus" da data Fifa.