Topo

Cuca ressalta contrato curto no Palmeiras e diz que missão é ser campeão

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

14/03/2016 18h14

Cuca concedeu a primeira coletiva como treinador do Palmeiras nesta segunda-feira e ressaltou o fato de o contrato com o clube ser curto, somente até o fim do ano. O treinador frisou que a maior missão no clube é ser campeão pelo clube.

"O contrato é curto, de nove meses. Temos até dezembro. Até lá, temos as competições que precisamos buscar o máximo em cada uma. Time grande não pode pensar em outra coisa que não seja ser campeão. Temos a missão de buscar títulos. Estou contente com o grupo, tenho convicção de que o trabalho vai dar certo", ressaltou.

Cuca frisou que a negociação foi rápida e que dinheiro não foi levado em conta. "Falaram comigo na quinta. Não foi a parte financeira. Hoje me encontro numa situação boa para trabalhar, com os problemas familiares resolvidos. Analisando o grupo do Palmeiras, sei que é possível vencer e ter conquistas", disse.

O novo treinador alviverde ainda falou sobre o fato de ter sido palmeirense na infância. Para ele, porém, isso não fará com que ele tenha tranquilidade no cargo.

"Eu era palmeirense na infância, sempre falei isso mas não quer dizer que terei vida fácil. Vamos deixar de lado isso e trabalhar bem", disse Cuca, que defendeu o time como jogador, por 24 partidas, no segundo semestre de 1992.

Cuca foi apresentado pelo diretor Alexandre Mattos. Segundo o dirigente, o clube sempre teve em mente a contratação do treinador depois da saída de Marcelo Oliveira.

"É a apresentação de um grande campeão. Foi o único nome pensado e discutido. Foi o único treinador que o clube procurou. Tenho certeza absoluta que é o perfil que a gente gosta. Certeza que o caminho será com muitas pedras, mas vamos passar por cima delas", afirmou Mattos.

O treinador terá uma dura missão logo na estreia no cargo. O Palmeiras enfrenta o Nacional-URU fora de casa pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. A equipe ocupa a segunda posição da chave, com quatro pontos, atrás do Nacional, que soma cinco pontos.

"Me apresentei numa segunda e na quinta tem um jogo decisivo na casa do adversário que ganhou do Palmeiras. Para as pretensões do Palmeiras tem de vencer no Uruguai. Temos de ter otimismo. Não vou me preocupar nesse jogo com a escalação ideal. Vou me preocupar com o melhor que temos para ganhar", disse Cuca.
No primeiro treino, Cuca assistiu às atividades à beira do campo e viu Alberto Valentim comandar os trabalhos dentro. Antes, o técnico conversou com o elenco por 12 minutos.
Depois, os jogadores se movimentaram em espaço reduzido, divididos em dois times com nove. Os jogadores que atuaram como titulares na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo realizaram treino regenerativo.

Confira mais trechos da entrevista:

MONTAGEM DO TIME
Gosto de ficar imaginando o time, tem diversas opções. Sempre gostei de um futebol rápido e dinâmico, com variação de posições. Isso requer um tempo de trabalho, mas tenho confiança que num período curto vamos conseguir fazer isso.
TRABALHO DE MARCELO OLIVEIRA
O Marcelo com certeza não fazia esse tipo de treino (com chutões e passes longos). Essa situação acontecia por causa dos jogos. O Cruzeiro dele jogava o fino da bola, não dava balão, era duro jogar contra, às vezes as coisas não encaixam.
TORCIDA DO PALMEIRAS
"Para mim é um motivo de muita satisfação, estar podendo ser o comandante do Palmeiras. A responsabilidade é muito grande, o que a gente quer é fazer o povo da gente feliz. Vale mais que dinheiro ou que tudo. A gente dorme bem quando vê o torcedor ir embora alegre.
ÉPOCA EM QUE DEFENDEU O PALMEIRAS COMO ATACANTE
Eu vim numa condição muito mais amena do que vir como jogador. Foi em um final de carreira, tinha 31 anos. Eu fiz bons jogos pelo Palmeiras, demos uma arrancada grande, chegamos à final. Só não foi melhor porque o São Paulo era melhor que a gente.