Topo

City é campeão nos pênaltis sobre Liverpool com gols e erros de brasileiros

Do UOL, em São Paulo

28/02/2016 16h15

Foi um jogo bastante disputado, e marcado por finalizações erradas. No final, com participação decisiva dos brasileiros Fernandinho, pelo Manchester City, e Coutinho, pelo Liverpool, a final da Taça da Liga Inglesa terminou empatada em 1 a 1 precisou ser decidida nos pênaltis. O City levou a melhor, em uma disputa bizarra: todos os brasileiros erraram a cobrança.

No duelo entre brasileiros, os do City levaram a melhor de longe durante quase toda a partida. Principais articuladores do Liverpool, Coutinho e Firmino tiveram participações bem apagadas, até que o primeiro aproveitou bem uma chance dentro da área no finalzinho do segundo tempo. O destaque do jogo foi Sergio Aguero, que apareceu em vários lances de perigo e ainda deu uma assistência.

O jogo

A primeira etapa teve cara de final: muita correria, marcação, com algumas oportunidades mas poucas finalizações no alvo. O Liverpool perdeu o zagueiro Sakho, que saiu com dores na cabeça, e precisou segurar o Manchester City com Kolo Touré e o volante Lucas auxiliando na defesa.

Os brasileiros Roberto Firmino e Coutinho não engrenaram no primeiro tempo – a melhor chance foi em um chute travado de Milner. Mais agudo, o City quase chegou ao gol em uma bonita jogada de Aguero, mas a bola bateu na trave, garantindo o 0 a 0 no intervalo.

O segundo tempo começou com susto -  e gol - do City. Aguero bateu por cima da primeira vez; da segunda, enfiou a bola para o brasileiro Fernandinho, que bateu cruzado e abriu o placar.

O Liverpool começou a tocar mais a bola e tentar o empate – Milner invadiu a área depois de uma bonita troca de passes, mas finalizou mal outra vez. O City deu o troco com Sterling, que recebeu dentro da área, na cara do gol e perdeu uma chance inacreditável.

Com os minutos passando, o City se fechou a passou a se defender, explorando os contra-golpes. Parecia que seria fácil segurar até o apito final, mas, finalmente, um dos brasileiros do Liverpool brilhou: Coutinho aproveitou um rebote na entrada da área e fuzilou, empatando a partida. Os minutos finais foram extremamente dramáticos, com duas grandes chances para o City, mas Mignolet fez grandes defesas e levou a decisão para a prorrogação.

Prorrogação e pênaltis

O primeiro tempo foi quase todo do City, que mais uma vez esteve muito perto de marcar, de novo com Aguero. Mignolet salvou o Liverpool e aos poucos foi se tornando um dos destaques da partida. No segundo, a situação se inverteu: Caballero fez um milagre em cabeçada de Origi. Empate justo para um jogo que ficou emocionante. 

Nos pênaltis, dois brasileiros começaram desperdiçando pênaltis - Lucas e Fernandinho. Coutinho continuou a sina, batendo mal para a defesa de Caballero. Navas, Aguero e Touré marcaram pelo City, enquanto apenas Can convertei pelo Liverpool, que teve que se contentar com o vice-campeonato.