Topo

Manchester City desanda após anúncio de Guardiola e é goleado pelo Chelsea

Em casa, Chelsea venceu City por 5 a 1 e avançou às quartas da Copa da Inglaterra - Will Oliver/EFE/EPA
Em casa, Chelsea venceu City por 5 a 1 e avançou às quartas da Copa da Inglaterra Imagem: Will Oliver/EFE/EPA

Do UOL, em São Paulo

21/02/2016 14h50

O Chelsea garantiu neste domingo sua vaga nas quartas de final da Copa da Inglaterra 2015/2016. Jogando em Stamford Bridge, o time londrino derrotou o Manchester City por 5 a 1, com quatro gols no segundo tempo.

A derrota é a terceira (consecutiva) do City em quatro jogos desde que o clube anunciou a contratação de Pep Guardiola para comandar a equipe a partir da próxima temporada. A partir do anúncio em 1 de fevereiro, foram quatro jogos, com uma única vitória: 1 a 0 sobre o Sunderland, pelo Inglês, no dia 2.

Depois disso, foram três jogos e três derrotas, com três gols marcados e dez gols sofridos. Pelo Campeonato Inglês, perdeu para Leicester (3 a 1) e Tottenham (2 a 1), ambos em casa; neste domingo, perdeu pela Copa da Inglaterra.

O aproveitamento de 25% dos pontos nos quatro jogos colocaria o City na zona de rebaixamento do Campeonato Inglês. O Sunderland, 19º colocado, tem 29,4% de aproveitamento no torneio; o Aston Villa, lanterna, tem 20,5%.

Classificado, o Chelsea enfrentará o Everton nas quartas de final - o confronto foi definido em sorteio neste domingo. Ainda na próxima fase, o Reading pega o Crystal Palace, enquanto o Watford encara o vencedor do replay entre Hull City e Arsenal (0 a 0 no primeiro jogo). Na segunda-feira, Shrewsbury Town e Manchester United se enfrentam para definir o adversário do West Ham.

O jogo: equilíbrio no primeiro tempo, passeio no segundo

Na partida deste domingo, o Chelsea abriu o placar aos 35 min do primeiro tempo, em cabeçada de Diego Costa. Porém, o City - que entrou em campo com uma série de jovens jogadores - empatou dois minutos depois, após cruzamento rasteiro pela direita que David Faupala dividiu na área para escorar para o gol.

Mas a reação ficou no primeiro tempo. Aos 3 min da etapa final, William recebeu pela direita em condição legal e mandou para as redes. Aos 8 min, Gary Cahill aproveitou a bola que a zaga não afastou e mandou de primeira para fazer 3 a 1. Mais tarde, aos 22 min, Eden Hazard bateu falta pela esquerda e ampliou.

Hazard bate falta e marca um dos quatro gols do Chelsea no segundo tempo - Toby Melville/Reuters - Toby Melville/Reuters
Hazard bate falta e marca um dos quatro gols do Chelsea no segundo tempo
Imagem: Toby Melville/Reuters

Com o City completamente dominado, o Chelsea ainda perdeu a chance de fazer o quinto gol: aos 30 min, Oscar bateu pênalti à meia-altura, mas o goleiro Willy Caballero caiu no canto certo e defendeu. No entanto, aos 44 min, Traoré desviou de cabeça o cruzamento de Oscar e encobriu Caballero para fazer 5 a 1.

Vitorioso, o Chelsea volta a entrar em campo no sábado, quando visita o Southampton pelo Campeonato Inglês. O Manchester City joga antes, na quarta-feira, quando vai à Ucrânia enfrentar o Dínamo de Kiev pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.