Topo

Elano assina renovação com o Santos até dezembro e adia aposentadoria

Elano encerraria a carreira após o Paulistão, mas renovou até dezembro deste ano - Divulgação/Santos FC
Elano encerraria a carreira após o Paulistão, mas renovou até dezembro deste ano Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/02/2016 12h55

O meia Elano assinou a renovação contratual com o Santos até o fim de dezembro deste ano. Desta forma, como havia revelado o UOL Esporte no dia 2 de janeiro, o atleta adia a aposentadoria, que inicialmente ocorreria após o término do Campeonato Paulista, quando encerrava o seu vínculo com o clube paulista.

Com isso, Elano deve atrapalhar os planos de outro ídolo do clube, o ex-lateral Léo, que encerrou a carreira há mais de um ano. Isso porque os dois haviam combinado um "jogo de despedida" em conjunto para o meio deste ano. Desta forma, Léo terá que esperar mais alguns meses ou fazer a festa de despedida sozinho. O ex-camisa 3 do Santos "costura" um jogo entre Santos e Benfica, de Portugal, onde atuou por quase cinco temporadas. 

O técnico Dorival Júnior deu aval para a renovação de Elano até dezembro. O treinador considera a experiência do meia importante para os atletas mais jovens. Além disso, o Santos perdeu Marquinhos Gabriel e Geuvânio no setor e encontra dificuldades para encontrar um substituto no mercado.

Em entrevista à rádio Bradesco Esportes FM, Dorival comemorou o acerto. “O Elano é um camarada importante. Eu queria ter mais pessoas como ele no futebol”, disse o treinador, que torce pela permanência do jogador no meio do futebol após sua aposentadoria dos gramados.

“Ele é um profissional que, se Deus quiser, vai se preparar para uma nova jornada daqui um ano, dois. É uma pessoa que o futebol não pode perder. Ele tem que parar (de jogar) e continuar no futebol. Tenho certeza de que, se ele se preparar um pouco melhor ainda, ele vai fazer muitas coisas boas ao Santos, ao futebol. Ele tem muita capacidade”, completou.

Após jogar quatro meses no Chennaiyin, da Índia, o campeão brasileiro de 2002 e 2004 pelo Santos iniciou o trabalho de preparação física no CT Rei Pelé antes da apresentação do elenco em janeiro, mas só foi aproveitado por Dorival Júnior uma vez, quando entrou no segundo tempo da partida contra o Ituano, pela terceira rodada do Estadual.

O experiente meio-campista defendeu o Santos em três oportunidades, mas a sua última passagem é bastante apagada. Ano passado, por exemplo, ele disputou apenas 24 jogos e marcou apenas dois gols. Só jogou de titular quando Dorival Júnior optou por escalar o time reserva na Copa do Brasil.

No geral, Elano vestiu a camisa do Santos em 308 partidas e marcou 68 gols. Além dos títulos brasileiros, o meia foi campeão da Copa Libertadores da América de 2011, e paulista em 2011, 2012 e 2013.