Piqué evita polêmicas sobre Catalunha e diz apoiar seleção: 'sou espanhol'
O versão digital do ‘Papel’, suplemento especial do jornal espanhol El Mundo, divulgou nesta quarta-feira um trecho de uma entrevista especial com Gerard Piqué, zagueiro do Barcelona. Ao longo da conversa, o jogador tentou esfriar uma das principais polêmicas de sua carreira: o referendo pela independencia da Catalunha.
Defensor da referendo que decidiria a independência da região, Piqué é frequentemente vaiado pela torcida nos jogos em Madri, seja pelo Barcelona, seja pela seleção da Espanha. No entanto, segundo ele, sua posição é confundida com campanha pela separação catalã.
“Ser a favor do referendo não tem nada a ver com ser a favor da independência. Tem muita gente que apoia o referendo, na Catalunha e no resto da Espanha, e que é contra a independência. Não há problema nenhum nisso. O problema é que essa informação é vendida de uma maneira ou de outra, conforme os canais de TV, e muita gente acredita", argumenta.
Questionado a respeito de sua atuação pela seleção espanhola, o jogador adotou um discurso apaziguador. Mesmo sendo favorável ao referendo de independência da Catalunha, o catalão Piqué diz que “sente” que deve atuar com a camisa da Espanha.
“Se jogo pela Espanha, é porque sinto de verdade que devo jogar. Primeiro, porque temos uma seleção que é muito boa; segundo, porque sou espanhol. Sinto que tenho que estar ali e ajudar meus companheiros”, explicou.
“Não sei o que vai acontecer no futuro (sobre independência catalã e seleção espanhola), mas a situação política é como é, e não posso me meter em um sentido ou em outro, porque sabemos como isso é: tudo se polariza. Sou uma figura pública, e creio que minha posição é correta”, completou.
A entrevista completa de Gerard Piqué será publicada pelo jornal El Mundo no domingo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.