Topo

Comitê de Ética da Fifa anuncia advertência a Franz Beckenbauer

Alemão foi punido por não colaborar com investigação sobre Copas de 2018 e 2022 - Flávio Florido/UOL
Alemão foi punido por não colaborar com investigação sobre Copas de 2018 e 2022 Imagem: Flávio Florido/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/02/2016 12h06

O Comitê de Édita da Fifa, presidido por Jack Kariko, anunciou nesta quarta-feira uma punição a Franz Beckenbauer. O alemão foi advertido e multado em 7 mil francos suíços (R$ 28,5 mil) pela entidade máxima do futebol mundial por conta de investigações a respeito das eleições para sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, vencidas respectivamente por Rússia e Qatar.

Segundo comunicado oficial, a decisão foi tomada “com base em averiguações conduzidas pela chefe de investigações, Vanessa Allard, integrante da câmara investigatória do Comitê de Ética”.

Em junho de 2014, Beckenbauer havia sido banido da Fifa por 90 dias, acusado de não cooperar com a investigação da entidade a respeito das eleições para sede das próximas duas Copas do Mundo. O alemão protestou, mas posteriormente aceitou fornecer informações.

A Fifa alega, porém, que Beckebauer não cooperou de fato com a investigação do Comitê de Ética, “apesar de repetidas requisiões por sua assistência”. “Isto inclui pedidos para fornecimento de informações durante uma entrevista pessoal e em resposta a questões escritas apresentadas em inglês e alemão”, diz o comunicado da entidade.

Também de acordo com o comunicado, Beckenbauer “não se comportou conforme as regras gerais de conduta aplicáveis a dirigentes de futebol no contexto de investigações”, violante o artigo 13 do Código de Ética da Fifa (FCE). A posição do ex-jogador também viola pelo menos outros dois artigos do código em questão.

A própria Fifa exclarece que a punição não tem relação com as investigações a respeito da organização da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Segundo o comunicado, a punição tem efeito imediato.