Topo

Santos diz na Justiça ter sido enganado por Neymar em venda ao Barcelona

Santos acusa Neymar de ocultar valor real da venda, recebendo parte do dinheiro por fora - ALBERT GEA / REUTERS
Santos acusa Neymar de ocultar valor real da venda, recebendo parte do dinheiro por fora Imagem: ALBERT GEA / REUTERS

Do UOL, em São Paulo

02/02/2016 10h46

Convocada pela Justiça da Espanha para prestar depoimento, a advogada do Santos, Fatima Bonassa, declarou na segunda-feira que o clube paulista foi enganado por Neymar e pelo pai na transação com o Barcelona, ocorrida em 2013.

Em uma extensa declaração para o magistrado, a advogada do time da Vila declarou que Neymar ocultou o real valor da transação, recebendo por fora a maior parte da venda, e que o Santos tomou conhecimento da negociação paralela da família do jogador quando o acerto com o Barcelona já havia se consumado.

A representante do Santos no Tribunal de Madri acrescentou que o clube foi a maior vítima nesta transação, pois respondia por 60% dos direitos do atleta.

Oficialmente, o Santos havia declarado logo após o acerto com o Barcelona que a negociação representou 17,1 milhões de euros. Ou seja: menos do que a metade dos valores depositados pelo Barça nas empresas de Neymar (40 milhões de euros).

Fatima Bonassa ressaltou que o Santos havia recebido ofertas muito maiores, mas que foi obrigado a recusar porque Neymar queria fechar com o Barcelona.

Neymar e seu pai, Neymar Santos, prestarão depoimento nesta terça-feira à tarde no Superior Tribunal de Madri para darem mais detalhes sobre a transferência do atacante ao Barcelona, ocorrida em 2013.

O Ministério Público espanhol considerou fraudulento o acordo e questionou Neymar o pai a explicar a origem dos 40 milhões de euros recebidos pela família na transação.

Os 40 milhões pagos pelo Barcelona à família Neymar foram depositados da seguinte forma: 10 milhões de euros foram depositados pelo Barça, em 2012, quando ele ainda não defendia o time da Espanha. O dinheiro de adiantamento foi depositado em uma empresa aberta pelo atleta.

Os 30 milhões restantes foram pagos pelo Barcelona em outra empresa de Neymar nos anos de 2013 e 2014 (quando ele já atuava pelo clube espanhol).  Desde que as cifras foram levantadas pela Justiça, Neymar e Neymar negam veementemente ter havido fraude e alegam que os 40 milhões recebidos são referentes à comissão e direitos de imagem.

Para as Justiças brasileira e espanhola, esses pagamentos exclusivos a Neymar foram uma manobra para driblar o fisco e os então donos dos direitos econômicos (Santos, DIS e Teísa).

Posteriormente ao anúncio do Santos de que Neymar teria sido vendido por 17 milhões de euros, o clube catalão declarou que a contratação de Neymar havia custado 57 milhões. Pressionada na época, a diretoria do Barça depois corrigiu as cifras e admitiu que o valor foi superior a 85 milhões de euros.

O Tribunal de Madri ouviu na segunda-feira o presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, e o ex-presidente do clube, Sandro Rosell. Ambos voltaram a dizer que o Barça agiu corretamente na transação.